A “Excelência Africana” anilha SATHU – 96 - 11303

Regressou dos “mortos”, está viva e com excelente saúde aos 20 anos de idade, embora não esteja fértil.  

Sim, a Excelência Africana está viva, bem viva, conforme poderá ser confirmado na foto tirada hoje 26-11-2016.

O passado desta fenomenal senhora dava um “bestseller “ mas vou apenas descrever alguns detalhes, que não sei se, me fazem rir ou chorar, mas o facto é que estou muito feliz por estar viva.

Escrevi no passado, por varias vezes que esta Senhora tinha sido destruída aos 9 anos de idade.

Essa fêmea, campeã nacional geral e medalha de ouro nacional no seu primeiro ano de vida e a concursar contra pombos adultos, na Africa do Sul.

Como os pais tinham alguma ligação a outros pombos que possuía, resolvi investir e adquirir a fêmea.

Regressei com ela a Portugal onde rapidamente (no CIC) os seus descendentes provaram ser autenticas minas de ouro como reprodutores e voadores, o que aliás ainda hoje se pode confirmar em centenas de pombais na Península Ibérica.

Obviamente que se tornou na menina dos meus olhos, mas, já esta tinha a bonita idade de 9 anos quando recebi uma oferta então considerada irrecusável e permiti que partisse, com uma condição.

O novo proprietário comprometia – se a devolver anualmente ao CIC dois dos seus descendentes, o que veio a acontecer em 2005 com os 5533329-05 e a 5533330-05 os celebres “O Espirito” e “A Espirito” também estes bem conhecidos dos columbófilos Ibéricos.

Porem, em 2006 fomos informados que a fêmea tinha deixado de reproduzir e, por esse motivo teria sido destruída.

Fiquei doente ao receber tal noticia, ao ponto de durante três anos ter evitado qualquer contacto com o meu amigo algarvio de longa data de nome Aldomiro Madeira, mas acabei por aceitar porque afinal de contas era o seu legitimo proprietário o que lhe conferia o direito de fazer o que bem entendesse com a “pobre Excelência” como passou a ser por mim referenciada.

Para meu espanto, há duas semanas atrás o “tratante” Aldomiro confessou que a fêmea ainda estava viva, o que fez que, se não estivesse sentado teria caído de costas ao ouvir a noticia.

Ontem dia 26-11-2016 voltei ao Algarve e a menina dos meus olhos regressou comigo, foi colocada nas Instalações onde, embora dependendo sempre de quem for primeiro, ficará até ao último suspiro.

Ontem em conversa que mantive com o Aldomiro fui informado que os três pombos campeões distritais no seu pombal são netos da Excelência, assim como todos os pombos da sua colonia voadora têm como avó, no mínimo num dos lados do pedigree a Menina dos meus olhos.

Desde que essa fenomenal fêmea entrou no seu pombal, o Aldomiro esteve sempre entre os três melhores columbófilos em terras algarvias…. E mesmo a nível nacional poucos o conseguiram igualar ou superar.

Quanto aos pormenores, motivos etc, já esqueci isso, um amigo reserva sempre o direito a errar, como eu erro também.

 

Noticias CIC Pombos, Lobão, 26-11-2016.