Pombal na Escola

Fóruns: 

é um sonho que já tem muitos anos, e que agora viu a luz do dia. Digamos que tudo aconteceu na altura própria. Primeiro faltava-me tempo livre. Devido guerras internas, e com a mente neste projecto, aproveitei a oportunidade para propor a criação de um novo clube às pessoas que provavelmente iriam sair e que no futuro poderiam ajudar-me a dar forma ao sonho. Assim se fez, mas ainda era cedo para o pombal. Tinha o clube e as pessoas. Este ano juntou-se finalmente mais algum tempo livre. Faltava o pombal, e aqui aproveitei a Avisan para perguntar ao Sr Inácio se a resposta positiva ao meu pedido de há uns anos se mantinha, felizmente manteve-se e tudo se facilitou, assim como a de apoio de todos aqueles a quem já tinha comunicado que um dia se iriam erguer pombais na escola (Presidentes da Escola, Câmara e Junta).

O projecto inclui uma parte de investigação científica sobre a orientação do pombo coordenada por uma equipa de Biólogos, e uma parte que tem como objectivo encontrar e sermos encontrados pelos miúdos vocacionados para a columbofilia. Esta última parte também inclui estudar a orientação dos pombos usando as tecnologias disponíveis que causam interesse e resultados imediatos. Depois pretende-se direccionar a curiosidade sobre o pombo para os conteúdos escolares de forma a aumentar a motivação para o estudo no menos motivados.

Os pombais estão no local há pouco mais de 1 semana, faltando terminar as bases, e hoje ao almoço já tive que reunir na escola com os impacientes. Nem necessitei de ir às salas, nem conversar etc. Foram eles que me procuraram :lol: , e que estão agora a pressionar-me para começar o mais cedo possível. Fiquei surpreendido quando um deles me contou que já tinha visto o camião dos pombos, e que até pedia à mãe para abrandar quando passavam. Pensei: "estão tão perto e ao mesmo tempo estavam tão longe. Como é importante ter clubes pequenos ou grandes em qualquer localidade".

Temos 1 miúdo que só de ouvir a palavra "pombo" já o faz crescer mais 1m :lol: .

O projecto não inclui que os miúdos sejam levados a competir com uma equipa de pombos no clube. Não quero que aprendam que necessitam de 200 pombos etc. Um dia alguns deles podem ser dirigentes e terão mudar o que nós não conseguimos mudar.

Possivelmente um dia poderei necessitar de apoio da minha Associação Distrital, mas acredito que por agora o nosso clube pode dar todo o apoio necessário. Tentarei dentro do possível isolar os miúdos da estrutura columbófila existente. Como todos concordamos, não está talhada para eles.

No futuro gostaria que alguém em Espanha realizasse algo com os mesmos ideais para realizarmos viagens de estudo etc.

Resta agradecer a todos a oportunidade de ver que afinal o "pombo ainda vive dentro de alguns miúdos mesmo aqui ao lado". Há muito trabalho pela frente.

Belmiro