relativamente a qualidade dos columbofilos n tenho duvidas disso, mas tb tenho a certeza que se existisse uma alteração no tipo de calendario muitos columbofilos n iriam ocupar o lugar que ocupam neste nomento, não duvidando das capacipades de todos os participantes. existe columbofilos bons e pombos bons em todo o lado, como existem os "ruins" mas tb se dizem que somos columbofilos "mediocres" e que não temos qualidade nenhuma nos pombais, n vejo o mal de existir um calendario de soltas em leque.
·Anonymous (not verified)
Tem toda razão senhor Paulo não há pior coisa que cortar uma anilha oficial a um pombo, felizmente a mim não me aconteceu este ano, mas há por aí gente a fazê-lo. Mas tal como disse atrás venham de lá os concurso em leque e que ganhe o melhor !!!
Quer dizer que o Sr. Rui não é o primo do Manuel Pedro Carriço Noites de Évora :shock: , cuja familia é de Portel ??? A quem eu dei pombos para levar para um primo em Portel em 2002 e 2003, borrachos e reprodutores e uma vez inclusivamente fui leva-los pessoalmente .... Se você o diz tudo bem, talvez a pessoa em questão tenha abandonado a modalidade ou desaparecido de circulação, mas é curioso porque até o nome é igual !!! :lol: :lol: :lol: Não sabia que existissem tantas familias noites em Portel. :shock: :shock:
·Anonymous (not verified)
Sr Claudino tenha calma k em mensagem nenhuma o Rui ofendeu seja quem for. A não ser k não se estivesse a dirigir ao Rui Vilalva, pk não foi ele k veio com ironias.
Sr Cartaxo creio não haver aqui ninguem a baixar o nivel, como todos tem dito trata-se de um debate civilizado e educado onde há pessoas com opiniões diferentes.
Sr Claudino se o sr ou alguem se ofendeu com alguma verdade dita pelo Rui aí são outras questões.
Já agora, se não se importar facultava-me as tais classificações dos anos em k era em leque, tambem fiquei curioso.
Como disse o Sr Daniel Almeida e mt bem creio k o maior medo é isso mesmo, é estarmos a pagar para fazer experiencias, estar a pagar para provar a alguns teimosos k afinal não é como eles pensam.
Sr Paulo não me lembro de alguem aqui ter dito k eram columbofilos mediocres nem que não tinham nenhuma qualidade dentro dos pombais. Por vezes quando o k temos chega para ganhar onde concorremos não fazemos esforços para evoluir e acabamos por ser menos competitivos k outros k constantemente se tentam aprefeiçoar. Creio k é esse o problema das terras pequenas (como a minha).
Um abraço
·Anonymous (not verified)
Sr Claudino, realmente tem razão quando diz que estou desenquadrado, pois já devia ter percebido que este dialogo não era para mim... Não sei o que tem a minha actividade profissional e a minha função num outro espaço que nada tem a ver com o Fórum CIC, a ver com esta conversa??? Tal como não percebo bem se me está a ameaçar "Tenha cuidado"". Ao terminar a sua frase com os :twisted: Enfim você é que sabe o porquê de tais afirmações...mas se tiver algo pessoal para me dizer pode fazê-lo, mas agradeço que em privado, pois ninguém tem nada a ver com certas coisas que você fala na última mensagem e que têm tudo a ver menos com pombos!!! Como tal dou este assunto por encerrado da minha parte, pois quando é para falar de forma civilizada falo e há muito devia ter percebido que este dialogo tinha tudo menos civilizado, mas enfim por vezes falamos com quem não devemos... Desculpas aos columbófilos de Portel, pois pelos vistos eu é que estou errado, pois durante tantos anos os resultados do nosso distrito têm andado viciados e aqueles que nada têm ganho, têm sido constantemente prejudicados por calendários e horários de encestamentos.... Continuem com as vossas convicções e forma de estar na columbófilia, pois pelos vistos vocês estão no bom caminho e no dia que elas se realizarem certamente vocês serão CAMPEÕES!!!
Amigos Alentejanos, pela minha parte vou fazer o que sempre fiz, aceitar os calendários, enviar os meus pombinhos e tentar alcançar os melhores resultados possíveis, respeitando e dando mérito aos que ficam à minha frente... sempre acreditando que se não fiquei melhor foi porque alguns erros cometi, erros esses que tenTo corrigir para que na temporada seguinte as coisas corram de outra forma. Só assim posso evoluir. Quanto ao que os outros acham ou pensam dos resultados obtidos por A ou B, ou pelas zonas C ou D...cada um sabe de si eu tenho a minha opinião e as minhas convicções e é com elas que vivo o meu dia-a-dia.
Pela minha parte dou por encerrada a minha participação neste "debate", pois não tenho estudos para continuar.
Boa noite a todos .
·Anonymous (not verified)
Essa ultima frase vem de um dos grandes deste Distrito...
Eu pelo menos ouvi-a a ele.
Um abraço, tens mais k razão Rui.
·Anonymous (not verified)
sr vilalva desculpa estar a interferir na sua conversa com o sr rui noites mas o senhor a quem deu os pombos em 2002 foi a um rapaz que se chama Jorge noites e não rui noites. Actualmente a cerca de 3/4 anos que não concorre
um abraço
·Anonymous (not verified)
Pois é!! o sr vilalva anda muito confuso, a mim nunca me deu pombos, e nem nunca tive consigo pessoalmente nem conheço esse manuel noites, deve tar a confundir com o jorge noites.
·Anonymous (not verified)
Se assim é peço desculpa por essa parte senhor Noites.
·Anonymous (not verified)
Estou de acordo com a intervenção do Sr. Cartaxo, não se irritem porque não a pena.
Porque o assunto ficou num impasse, Evora mantem um camião á andar para trás e para frente e o pessoal (alguns)de Portel prende os pombos que apanham,
E agora?
·Anonymous (not verified)
Sr. nelson sobre o assunto de alguns columbófilos de Portel ficarem com pombos extraviados, penso que não seja só os de portel a prenderem os pombos. diga-me qual é a sociedade que tenha columbófilos que não prendam pombos extraviados, eu por exemplo perdi muitos pombos e niguem os comunica á federação e nem os solta. por isso não são só os de portel.
Desculpem-me intrometer-me no vosso "bate-papo", mas queria avisar de que o R.D.N. Capítulo II- Organização da Campanha Desportiva- Artigo 6º, reza o seguinte:
ARTIGO 6º
Fico com dúvidas que se vá a tempo de alterar alguma coisa para a Campanha de 2008!!!
Poderei estar enganado.
·Anonymous (not verified)
Amigo Cartaxo,
para se fazer um estudo deste tipo não é necessário saber grande coisa sobre orografia, pombos etc...
Basta encontrar uma empresa especializada em estatística explicar o que quer e saber os custos. Depois tudo dependerá da vontade de acabar com discussões que nunca têm fim e apenas produzem o afastamento de mais pessoas. O estudo, caso existam dados suficientes, pode revelar os mais prejudicados e os que dificilmente poderão algum dia estar em "igualdade", mas depois cada um terá que viver com a sua realidade.
Existe a hipótese do custo ZERO, mas alguém fazer pedidos quando na columbofilia todos os anos se gastam milhares em latas etc... não faz sentido.
Belmiro
·Anonymous (not verified)
Agora entendo porque me telefonavam de Lisboa esta semana.....
Fui ver a página e realmente é incompreensível. Se serve de consolação não foi apenas Lisboa a ignorada, mas todas as que ainda têm em prova os seus melhores atletas.
Belmiro
·Anonymous (not verified)
Não verifiquei, mas acredito em si. Minha culpa.
um abraço,
Belmiro
·Anonymous (not verified)
Sr Cartaxo creio k o k o sr Miguel Batista quis dizer foi isso mesmo k numa semna manda-se pombos para Nordeste e na seguinte para Sudeste é tudo a leste só k uma a norte e outra a sul, não irá baralhar os pombos e aumentar as percas?
Como é k se voa o norte em leque? Noroeste - norte . nordeste ????? Isso não difere muito para quem está a sul.
Ou não estou a perceber ou não me faz mt sentido.
Quanto ao k disse o Sr Daniel creio k isso de se dar tempo por vezes tem vantagens, se o pombo entrar na linha da prova a formula não equaciona o desgaste do pombo nos ultimos metros o k é uma vantagem para quem já tem os pombos em casa e logo tem k dar tempo. Mas repito SE OS POMBOS ENTRAREM NA LINHA DA PROVA. o mal é mts vezes serem arrastados pelo vento.
·Anonymous (not verified)
SR Vasco Pode-se ir informar á vontade, já k diz "aqui a alvitrar prefiro ficar calado" é um pouco tarde não???? Depois de ter dito k o homem não concorreu nos mesmos moldes é k vai ver se é verdade???
Quanto á prova de Talarrubias não me lembro de ter falado em alguma prova em expecifico se está a falar de um link k colei para responder a um colega de Portel digo-lhe k escolhi uma prova qualquer, foi só para provar k aí em baixo estão ligeiramente mais longe e recebem ao mesmo tempo ou primeiro k nós.
Quanto ao nunca ter dito k queria favorecimento explique lá o que queria dizer quando diz k o calendário em leque umas vezes beneficia uns outra vez beneficia outros?
Quanto ao k andou a fazer em Outubro isso são desculpas muitos esfarrapadas desculpa lá, a A.C.D.E já existe há mts anos e nunca me lembro de si lá.
Quanto á ditadura, não lhe digo k estamos lá para fazer o k nos dá na telha, até pk o calendário foi feito depois de se ouvir muita gente, pessoas até k nunca tinham sido ouvidas como os motoristas por exemplo, mas uma coisa é certa, não estamos lá para fazer o k os outros querem, certamente k quando nos elegeram não foi para pagar a conta da água, da luz e do telefone mensalmente...é k alem dessas coisas a A.C.D.E "SÓ" tem que organizar uma campanha desportiva, se isso querem ser os senhores (de fora) a fazer parte do principio k nós é só para pagar as contas.... Háaaa é verdade e dar a cara.
Quanto á birra do carro k fazia a recolha, não era de se ter feito a queixa junto da A.C.D.É, esperar para ver na semana seguinte se essa queixa tinha resultado e só depois tomar medidas drásticas dessas?
Acho k era o mais correcto, fartam-se de falar de Évora (cidade) ser beneficiada mas foram vocês aí em baixo k acabaram com uma solução que tinha sido encontrada para vos beneficiar/igualar ás outras colectividades do distrito.
Quanto a Vendas Novas dei um exemplo de muitos casos que se passaram com antigas direcções. Isto não foi recente mas é muitas das coisas k acontecem. Quanto ao ter direito, claro k tem, mas pensava k estavamos a ter um dialogo em que ambos tentavamos defender coisas com lógica e para bem do distrito, mas já vi k o Sr defende tudo o k vá contra o k eu digo, tenha ou não lógica.
Digo-lhe mais, eu não tenho medo dos 30, aliás quem me conhece bem sabe que eu defendo os 30 PARA MIM, mas sei ver k uma colectividade que manda pouco mais de 100 pombos numa época não tem o direito "Moral" de propor k os columbofilos do distrito mandem 30 pombos a fundo.
Era o mesmo k a Azaruja por exemplo proposse k Igualada fize-se parte do calendário (ás pequenas de fundo muitas vezes não mandam pombo nenhum)
Agora Sr Cartaxo, Sr VAsco, uma questão aos dois, mais concretamente é k foram os anos de glória da Albino Fialho?
Estou a falar do passado grandeoso na Columbofilia Nacional que os senhores defenderam em tempos e que eu desconhecia, desculpem a pergunta mas sou novo na columbofilia e interesso-me pela passado do nosso Distrito.
·Anonymous (not verified)
Esqueci-me de uma coisa,
Sr Vasco as melhoras á sua esposa.
·Anonymous (not verified)
Sr Cartaxo essa sua resposta é k dá vontade de rir.
O Sr de Portel disse k tinha as classificações onde havia pessoal de Portel nos primeiros lugares da classificação qaundo houve provas para sul, eu não me lembrava das classificações distritais nem as tinha em meu poder, acreditei, creio k foi o Rui Vilalva que disse k as tinha k não havia lá ninguem de Portel nos primeiros lugares, pedi k me facultassem essas classificações e o resultado foi o silencio. Quando os Senhores fizeram referencias á grandiosidade da Albino Fialho, eu sempre disse k não tinha conhecimento e k não era do meu tempo, pk sou novo nisto, acreditei, agora só pk faço uma questão, já me acusa de falta de humildade, de fazer perguntas sem anexo, de procurar conflitos. E depois dá por encerrado o dialogo.
Nunca esperei isso, de verdade agora é k me lixou....
Lá terei k continuar "ingénuo" a acreditar k a Albino Fialho foi um Baloarte da Columbofilia Nacional.
Pronto, nesse caso tambem eu dou por encerrado o dialogo, peço desculpa pela massada.
Um abraço,
·Anonymous (not verified)
Bom Dia!!
Sr.Roberto o sr. quando diz "mas uma coisa é certa, não estamos lá para fazer o k os outros querem". Se não estão lá para fazerem o que os outros querem, então estão só para fazerem o que VOCES querem sem pedirem opinião a niguem, esses "outros" não foram os mesmos que os elegeram para os cargos que ocupam, tem o mesmo direito do que voces! eu penso que as direcções servem para representar as opiniões de todos os seus associados, penso eu!
abraços
·Anonymous (not verified)
Claro k tenho k dizer k está o assunto encerrado.
Já reparou na quantidade de coisas k já me foram ditas desde k respondi a um senhor de Portel k está perto das colectividades onde concorrem os columbofilos k lideram as classificações distritais e ele alega k é por culpa do calendário?
Não sou humilde, digo barbaridades, sou o Sr da Verdade, pelos vistos tambem me autopromovo aqui, conflituoso, etc....
Eu justifiquei pk é k o sr de Portel não tinha razões de queixa, expliquei dentro dos meus conhecimentos qual a solução que tinha sido criada para a recolha dos pombos na zona sul, mas dou-me ao trabalho de explicar as minhas opiniões.
Sr da verdade só pk dou a minha opinião??????'
Falta de humildade pk??? Pk não concordo com as opiniões dos outros??? Não posso dizer k sim quando não concordo.
Barbaridades???? Quais foram as barbaridades???
Conflituoso??? acho k isso justifica o pk de Pessoas como o Sr Franco e outros bons columbofilos não participarem nos foruns, basta ser de opinião contrária para se ser conflituoso.
Outra coisa, eu não enviei as culpa para cima dos dirigentes da Albino Fialho, se ler bem vai ver k eu sempre disse k a culpa foi da direcção de ambas as colectividades. E foi não me venham dizer k não foi....
Mais uma coisa, se quiser continuar com kk tipo de dialogo k seja, use argumentos em vez de estar constantemente a dizer-me k sou detentor da verdade em tons irónicos cada vez k não tem argumentos para me responder. Responda ás questões k eu fiz, não venha com lamechisses, seja directo.... diga k não quer responder ou kk coisa k o valha....
Para finalizar,
Não lhe vou dizer quem sou, vou-lhe dizer o k não sou,
Não sou graduado, mt menos tenho pós graduações, não concorro numa colectividade k é um baluarte da columbofilia Portuguesa, nunca tive o previlegio de estar na companhia do Sr Gaspar Vila Nova nem do Sr Prof. Dr R. Branco. aliás como modeste k sou se tivesse estado na companhia deles certamente k não o referia.
Sr. Almeida e caros Colegas. Era essa a minha ideia. Os nossos colegas alentejanos (talvez inconscientemente) abriram uma porta que de maneira alguma irá ser fechada. Isto é para continuar – só ainda não começou no meu e noutros distritos porque estou a aguardar -que estes acabem de se "arranhar" uns aos outros o que não devia estar a acontecer – espero que retomem e concluam o seu (muito útil) dialogo – para que outros possam dar seguimento.
Um abraço.
Inacio.
·Anonymous (not verified)
Sr Inacio, caros colega do forum, isto é um assunto dificil de julgar estando de fora, quando começarem a falar do distrito de Aveiro, Porto, Lisboa, etc... vai ser dificil nós "alentejanos" opinarmos pelo desconhecimento total da realidade desses distritos. Estando aqui e conhecendo minimamente a realidade do nosso distrito já há esta varidade de opiniões e todas elas ou a maioria discordando umas das outras, estando de fora então é quase impossivel de falar disto......
Quanto a mim k avancem os colegas dos outros distritos...
Luís Fialho Rosado"Quando respondi, não estavam as últimas palavras do Sr. Roberto.
Quero só dizer sr. Roberto, e demais foristas que não vejo necessidade de se encerrar o diálogo. "Atão" não está ser construtivo??
Já agora sr Roberto, não quero voltar atrás com a palavra de outros (ou ter que as justificar), "baluarte da columbófilia" não é terminologia minha, mas eu reconheço a importância desta colectividade.
No entanto, tanto assunto que à volta disto anda, dava para fazer 2 ou 3 tópicos. E parece que quando um está gasto, ou deixa de interessar face aos factos, vai buscar-se outro. Assim não chegamos a concluir nada.
Eu estou um pouco cansado de ataques a colectividades, columbófilos, ou ter que discutir se o que digo é merecedor de razão.
Não podemos só... tentar chegar acordos acerca do que é melhor! independentemente daquilo que se fez, foi poss´vel fazer... ou até do venham paa cá fazer melhor!
Não podemos fazer constatações simples...
O Barcelona foi uma prova fácil... o tempo favoreceu ...não favorceu..foram abeberados não foram...teve vantagens ou não...
devia soltar-se mais tarde...
è ilógico fazer um calendário em leque ...porquê?
fazer concentrações...há condições?
concursos de meio fundo e velocidade encestados de vespera e abeberados? será melhor!
Cumprimentos
Obrigado pelas muito boas ideias Sr Rosado. Aqui está tambem muita matéria importante para vir a ser discutida.
Inacio.
·Anonymous (not verified)
Isso é um facto porque continuam a esgrimar opiniões pessoais que podem ser mais ou menos realistas. A intuição pode não ser a melhor arma para descobrir o caminho certo, mas diz-nos que algo parece que está mal.
Pelo que leio ainda ninguém realmente verificou as classificações de alto a baixo. Esse é o primeiro passo...... entretanto estão a perder tempo.
Mas também podem descobrir que a melhor solução não é económicamente viável, e nesse caso fazem o melhor possível.
Todos sabemos que tudo está por fazer ao nivel do desporto/hobby em si. O passado foi infraestruturas e manutenção.
Sr Inacio, caros colega do forum, isto é um assunto dificil de julgar estando de fora, quando começarem a falar do distrito de Aveiro, Porto, Lisboa, etc... vai ser dificil nós "alentejanos" opinarmos pelo desconhecimento total da realidade desses distritos. Estando aqui e conhecendo minimamente a realidade do nosso distrito já há esta varidade de opiniões e todas elas ou a maioria discordando umas das outras, estando de fora então é quase impossivel de falar disto......
Quanto a mim k avancem os colegas dos outros distritos...
Por mim acabaram-se os "arranhões"...
Um abraço,
Sr. Roberto. Era essa a minha ideia, cada distrito tem condiçôes e realidades diferentes. Julgo que esses problemas, que se alargam a todos os distritos devem ser analizados e discutidos por "pessoal da casa"
Um abraço.
Inacio.
·Anonymous (not verified)
Pronto o Sr diz k não era para mim a cena do "tu és quem?" quando estava a dialogar comigo. Ok, vamos esquecer isso e vamos mas é a ser práticos.
Diz para eu não dizer como foi feiro e como pode ser feito mas sim o k devia ter sido feito, isso não tem muita lógica, o Sr pergunta-me coisas do género: "pk é k foi assim?" claro k tenho k responder pk á k foi e não como é k havia de ter sido feito.
Quanto á sua falta de argumentação não me referia ao Paulo Franco, esse caso estou convicto k estava enganado, nada do outro mundo, tambem eu me engano, errar é humano. Quando digo k falha nas suas argumentações refiro-me a uma simples pergunta k fiz k foi em k anos é k a Albino Fialho se destacou na Columbofilia Nacional, e a essa resposta só me responderam com ironias, insultos e muitos rodeios. Respostas em concreto nada e não percebo pk.
Quanto á A.C.D.E. acredite k não estou agarrado a cargo nenhum, é coisa k não faço questão nenhuma é de ser director da A.C.D.E. convidaram-me e aceitei, quanto tiver k sair vou descansado e de conciencia tranquila.
Quanto ás suas perguntas:
Não concorde de maneira nenhuma k os pombos de uma colectividade vão por baixo de outras, a "ordem" k os motoristas tem é de carregar os pombos de cima para baixo e da frente para trás. O k aconteceu foi um erro da pessoa k estava a prestar um serviço á Associação, erro esse k não nos foi dada a hipotese de solucionar.
Concordo com as concentrações sim. Para mim a melhor forma seria Apanhar os pombos apenas nas terras k estivessem no caminho de saida dos carros em direcção ao local de solta. As terras em k seja dificil o carro entrar lá dentro teriam k levar os seus pombos á entrada da localidade tambem.
Montemor - (Montemor e Vendas Novas)
Arraiolos - (Arraiolos, Mora e Cabeção)
Vimieiro - (Vimieiro, Azaruja)
Estremoz - ( Estremoz Redondo e Vila Viçosa)
Évora - (Um local onde os 3 clubes possam ir levar os pombos, abrigados da chuva e do sol)
Ramal - (Portel Monte do Trigo Vendinha (creio eu))
Reguengos (Albino Fialho, São Pedro do Corval e Mourão)
Alandroal (Alandroal Redondo)
Vila Viçosa podia ir levar a Estremoz ou ao Alandroal
Cabeção e Mora ao Vimieiro ou a Arraiolos
Provas em leque. A actual linha é a k maior igualdade proporciona a todas localidades. Mas se tiver k ser não me nego...
Dois dias de cesto? Não obrigado, primeiro os pombos depois o bem dos columbofilos.
Já lhe disse a minha opinião sobre esses assuntos, agora diga-me a sua.
Mais umas perguntas;
Quantas Provas por especialidade? 6 / 7 / 8 ?
Por mim 6 (é mais barato e menos massador, o pessoal novo farta-se de tanta prova)
Limites nos recenseamentos? se sim qual acha k seria o limite por equipa?
Eu Acho k sim que devia haver limite por encestamento, 100/120 pombos por equipa criava mais igualdade.
Um abraço,
·Anonymous (not verified)
O Sr. Roberto Letras disse:
Quando digo k falha nas suas argumentações refiro-me a uma simples pergunta k fiz k foi em k anos é k a Albino Fialho se destacou na Columbofilia Nacional, e a essa resposta só me responderam com ironias, insultos e muitos rodeios. Respostas em concreto nada e não percebo pk.
Já há algum tempo tambem ouço falar em Albino Fialho, já procurei saber (possívelmente não no sitio certo) algo sobre este columbófilo e nada encontro. Também é verdade que não é a primeira vez que vejo o Sr. Roberto Letras levar na cabeça por não saber feitos deste columbófilo em especial do Sr. Cartaxo.
Venho pedir a quem sabe que explique os feito do Albino Fialho, para esclarecer os menos informados.
Estou certo que o Sr. Cartaxo irá explicar.
Só espero que esta minha intervenção não seja considerada uma provocação como tem acontecido com o Sr. Roberto Letras
·Anonymous (not verified)
:lol: :lol: Sr Vasco não me espanto nada concordar comigo, tinhamos k começar a chegar a um concenso.
Sr Vasco não creio k nessa altura k referiu o Sr Cartaxo já concorrece em Reguengos, não me parece k são motivos suficientes para considerar a Albino Fialho uma das Grandes do Pais... Nós no Vimieiro oficialmente tambem existimos desde 1951 e não passamos de uma normal colectividade do Pais....
Quanto ás soltas a norte isso ainda vai dar mt k falar seguramente. Mais tarde falo nisso.
Vou ficar a aguardar se se cria ou não os tópicos para falarmos melhor nesses diferentes pontos.
Já agor, acho k há aqui umas perguntas com caracter nacional e não distrital, creio k era uma ideia a F.P.C. (como tem a nossa morada ) mandar um inquérito a todos os columbofilos para ficar a saber qual a vontade dos columbofilos Portugueses.
Um abraço,
·Anonymous (not verified)
QUEM FOI ALBINO FIALHO
Segundo a resposta do Sr. Vasco (muito obrigado)
O Albino Fialho foi um grande columbófilo de Lisboa e não alentejano e tinha um grande pombal com caracteristicas palácio-castelo.
Segundo a resposta do Sr. Cartaxo (muito obrigado)
O Albino Fialho, foi um columbófilo como (indicou 3 nomes) milhares e milhares outros
Sr. Cartaxo, já algum tempo que escreve sobre Albino Fialho como uma referência na columbofilia, mas afinal que referencia é esta?
Convido o Sr. Cartaxo a ser mais explicito e transparente (tão ao seu gosto) sobre o que sabe do Albino Fialho.
Obrigado
Nelson
Sr. Cartaxo, fiquei supreso
·Anonymous (not verified)
Sim o 1938 é muito significativo, nota-se bem k foi das k iniciaram este desporto no nosso distrito, nós oficialmente existimos desde 1951 tambem mas há relatos anteriores a isso, e creio k houve "columbofilos" da nossa terra k antes concorriam na Rainha Santa Isabel em Estremoz, se não estou a fazer confusão. mas quase de certeza k a Rainha Santa Isabel é oficialmente anterior a 1951.
O Sr já não é o primeiro k faz referencias á Piedense, infelizmente não conheço pk pela discrição k o sr e outros me fazem de certeza k ia gostar de conviver com essas gentes.
Concordo quando diz k a muitos dos k ficam a trás por vezes reconhece-se que são superiores e mts dos k ficam á frente por vezes pouco tem de superiores, aqueles k este ano ficam no top no outro ano ficam no fundo da classificação nota-se perfeitamente k não sabem o k dão nem pk o dão tal como disse.
Por exemplo na minha terra dos 20 k somos actualmente HÁ 5 bons columbofilos.... dos restantes 15 há mais 2 ou 3 k se continuarem a evoluir como até agora e a vida deles lhes permitir tambem vão ser bons columbofilos. Os restantes preocupam-se mais se a minha electronica está 1cm a mais para dentro ou para fora, se um chip do colega está mal atribuido e tem um digito trocado e o pombo havia de ser desclassificado, ou pk o fulano tal chegou 5min atrasado e já não devia encestar..... Resumindo, aquelas coisas mesquinhas k nos fazem perder a vontade de ir á colectividade. Ahhh e a ultima "Vocês se podessem ganhar tudo, ganhavam tudo e os outros não ganhavam nada".... enfim uns madam para ganhar, outros mandam para os ver chegar e depois querem ganhar.
Um abraço,
·Anonymous (not verified)
É? Não tenho a certeza mas julgo ser anterior a nós (1951)
Vou investigar hoje depois lhe digo.
Eu estava enganado, peço desculpa, a Sociedade Columbofila Flor do Alentejo foi contituida oficialmente a 6 de Fevereiro de 1954.
·Anonymous (not verified)
Se não me engano isso faz parte das leis de base do Desporto..
Não quero dizer nenhuma barbaridade mas vou arriscar, creio eu k isso só pode ser alterado em Assembleia da Republica por proposta de algum partido governamental.
Não considero retrogado limitar o numero de pombos por recenseamento. Creio k é uma medida usada para nivelar, criar igualdade entre os participantes.
Não se está a separar quem tem muitos pombos de poucos, quem tem muitos podia continuar a ter muitos e a competir com quem tem poucos, só k com várias equipas.
Sou columbofilo há apenas 4 anos , concorro numa colectividade que em 2003 tinha 19 columbofilos e neste momento têm apenas 13 columbofilos , onde no meu entender esta baixa deve-se essencialmente ás desigualdades que os columbofilos mais pequenos sentem com o calendario que passo a citar:
Estou a falar da colectividade de Arronches do distrito de Portalegre que têm um calendário desportivo com 7 provas de velocidade , 7 provas de meio-fundo , 7 provas de fundo ( sendo 2 delas com mais de 700 km) e mais 2 provas de grande -fundo.
Baseado neste calendario já pensaram quantos pombos são necessarios ter cada columbofilo para poder participar e poder discutir prémios??Torna-se muito mas muito dificil.
Qual é a motivação de qualquer jovem ou adulto que apenas possa ter uma pequena colonia e derivado ás enormes dificuldades do calendario não possa participar??Acho de facto que limitar os recenseamentos seria uma medida que poderia aproximar e motivar mais jovens a participar neste lindo desporto.
Um abraço a todos
A.Garção
·Anonymous (not verified)
Com esse calendário a limitação de recenseamentos só ia era mudar a mentalidade dos vossos dirigentes k rapidamente acabava com essa brutalidade de calendário.
Um abraço
·Anonymous (not verified)
Boa tarde
Quero pedir desculpa e referir que somos 14 columbofilos e não 13como mencionei
Exactamente srº Roberto vc têm toda a razão.
Sabe que aqui no distrito como em tantos outros há imensas pessoas que podem ter muitos pombos mas penso que ainda não se pensou nos que não os podem ter e estes sim que é a maioria e vão de facto ficando fartos com a situação, e ao se sentirem incapazes de poder fazer o campeonato total vão desistindo.
Um abraço
·Anonymous (not verified)
Olá e boa noite a todos. Aproveito para dar as boas vindas ao Sr. Garção, e outros que recentemente optaram por fazer parte da nossa família neste fórum.
Tenho seguido atentamente o vosso diálogo relacionado com este e outros tópicos, que (uns outros nem por isso) vão ao encontro de alguns dos meus pontos de vista, e encaixam dentro dos parâmetros da luta que venho a travar com os responsáveis pelo nosso desporto em Portugal.
Concordo com a opinião do Sr. Garção que os calendários tal como estão são a praga responsável pelo afastamento de milhares de amadores Jovens e não só do nosso desporto.
Discordo dos que defendem limites de recenseamento etc.
Se estes viessem a ser implantados não só pouco ou nada resolviam mas também seria a ultima gota no oceano e uma óptima oportunidade para os que defendem o fim do controlo do nosso desporto pela FPC que teima em nada fazer para reformar o actual sistema. Se isso vier a acontecer o sistema cai redondamente e a anarquia reinará embora temporariamente, como sempre acontece quando uma qualquer ditadura é derrubada.
Eu continuo a acreditar que a nossa columbofilia vai mudar mas prefiro o exemplo da politica espanhola cujos lideres foram suficientemente inteligentes para mudar de rumo sem que fosse necessário destruir as bases do passado, ao contrário dos nossos políticos que preferiram destruir tudo, enchendo os seus próprios bolsos, até que a fome nos forçou a recomeçar do zero. Único motivo porque continuamos atrasados económica e financeiramente em relação a Espanha e a muitos outros países europeus.
Nós a nossa geração somos os principais culpados da falta de condições de vida e dificuldades que a geração actual (juventude está a enfrentar) pelo facto de no pós 25 de Abril não termos sido suficientemente inteligentes para impedir que nos "comessem" da forma como fomos comidos. A nossa columbofilia esta precisamente no mesmo ponto de situação. Estamos a ser “comidos” porque queremos. Mas como este tópico não está relacionado com politica, vamos ao que realmente interessa.
Caros colegas, no meu entender a competição começa no acto do encestamento e acaba com a elaboração dos mapas com as classificações. Tudo o resto nada tem a ver com competir ou participação nos campeonatos. Ninguém tem o direito de mandar em casa dos outros.
Defendo que todos tem que estar em igualdade no acto do encestamento, ou seja quando chego á minha colectividade para participar numa certa prova, coloco na mesa o meu cabaz com a mesma quantidade de pombos que os meus colegas, sejam 10, 20, 30 ou qualquer outro numero aprovado por maioria em assembleia geral. Os que ficam em casa, muitos ou poucos não dizem respeito a ninguém, é um assunto privado com o qual ninguém deve nem tem o direito de interferir.
Outro ponto – o mais importante de todos é pararmos de uma vez por todas de andar com o carro á frente dos bois, e rectificar o problema começando pelas fundações e não pelo telhado como alguns sugerem.
O principal problema está, como o colega Garção diz e bem, no tipo de campeonatos que nos tem vindo a ser empurrados pela garganta abaixo, contra a vontade da esmagadora maioria.
Vou fazer aqui uma afirmação que espero seja compreendida e analisada ao pormenor antes que alguém decida pensar o que eu não pretendo dizer, mas os únicos
campeonatos nas últimas décadas onde houve justiça e igualdade foram os da época passada (2006) por força das circunstâncias que são do conhecimento geral.
Consultem os resultados que confirmam que foram vários os jovens que se bateram e conseguiram mesmo resultados surpreendentes contra os chamados crónicos campeões.
Podíamos e devíamos ter tirado proveito dessa oportunidade para por em prática as necessárias mudanças. Porem preferimos voltar ao passado e fazer um enorme favor ao CIC (que não alinha mas também tira proveitos, cortesia do sistema implantado e financiado por outros) os únicos que tiram proveitos desta miserável desgraça que custa a vida a milhões de pombos inocentes, desgraça essa que nos tem vindo a ser imposta pelo nosso dirigismo composto maioritariamente por agentes disfarçados ao serviço de certas organizações comerciais internacionais aqui radicadas ou representadas por terceiros.
Eu se “tivesse juízo” como me dizem directamente os atrás citados estava calado, deixava andar enquanto colhia frutos deliciosos, porem não tenho culpa de ter nascido burro, e sem juízo, talvez o principal motivo de não ter “estômago” para viver á custa da desgraça imposta através da força ao meu semelhante. Os menos informados ou os que duvidam devem investigar as ofertas e descontos aplicáveis a dirigentes associativos e federativos quando estes se abastecem em Espinho, Ta veiro, Porto Leiria etc.
A identidade destes no passado aqui divulgada é do conhecimento de todos os aproximadamente dez mil praticantes que ainda temos em Portugal e não será necessário repetir.
Não sou contra as provas de fundo ou grande fundo. Nunca insinuei que estas deveriam acabar, pelo contrário são as minhas preferidas, mas pergunto quantos tem condições para participar em todas essas provas? Talvez 20% dos amadores nacionais. Os restantes 80% que são a juventude e os menos informados continuam a ser "roubados" pois ano após ano ficam sem pombos, sem o dinheiro, sem motivação para não dizer que até a dignidade lhes é furtada.
Porque não acabar de uma vez por todas com esta lixeira chamada velocidade, meio – fundo, fundo e grande fundo?
Não seria mais justo e correcto organizar dois tipos de competição, onde um campeonato com 20 provas que podia ser denominado de provas até 500 quilómetros, e outro com encestamentos paralelos – digamos com 10 a 12 provas de 500 a 900 ou mais quilómetros onde os amantes do fundo com bases e condições sólidas pudessem participar?
No primeiro participavam os que por varias razões preferem as pequenas colónias, principiantes, ou os que tencionam preparar e construir equipes para competir futuramente no fundo e grande fundo. No segundo participa quem entender e tiver condições para o fazer enquanto que outros com recursos e colónias suficientes fortes podem optar por participar em ambas as competições.
Não será este o caminho a seguir para dignificar o nosso nome, e merecer o reconhecimento internacional que todos desejamos ter, que á muito nos é devido?
A desculpa de que não temos transportes suficientes etc, é uma mentira, basta que as associações de uma vez por todas compreendam que podem e devem partilhar, e colaborar entre si.
Esta é a minha opinião o que não significa que seja a única verdade ou que não respeite os colegas, com ideias, propostas ou ideais diferentes. Para mim vocês continuam a ser a melhor fonte de aprendizagem e merecedores de todo o meu respeito e consideração.
Discordar não significa odiar e jamais permitirei que a minha pessoa algum dia venha a ser considerada superior á do meu semelhante por mais humilde que este possa ser. Os que me conhecem podem confirmar que apenas pelo facto de ter nascido “burro” não consigo aprender a falar “entre dentes”.
Uma boa noite (madrugada) e um abraço para todos que tiveram paciência para ler as minhas muitas patetices.
Inácio.
·Anonymous (not verified)
Sr Inacio peço desculpa pela minha burrice mas não percebi mt bem pk é k é contra o limitar de recenseamentos.
Tem toda a razão quanto ao calendário, mas, creio k o problema maior com a solução que apresentou é k as pessoas depois continuavam a querer "ir a todas" . Tentavam as 20 até 500 e depois as outras 12 de mais de 500, isto pk só as grandes colónias k fizessem em simoltanio as duas coisas e com bons resultados passavam a ser reconhecidas em Portugal.
Não pondo de parte a sua ideia continuo a achar k o futuro passa por uma redução do numero de provas e não o contrário.
Um abraço,
Roberto
·Anonymous (not verified)
baluarte
do Al. bolwerk
s. m.,
bastião, fortaleza;
construção alta sustentada por muralhas;
lugar seguro, sustentáculo.
do Lat. sustentaculu
s. m.,
aquilo que sustenta ou sustém;
base;
suporte;
apoio;
amparo.
Agora já estamos a ir ao lugar....
Se percebi bem sr CArtaxo podemos resumir k a Sociedade Columbofila Albino Fialho é um dos "Baluartes" da Columbofilia NAcional por ser das primeiras colectividades do país no k toca á columbofilia claro......
Deixe-me k lhe diga k conheço bem a Familia Chitas Martins, o Dr Chitas Martins conheço mt pouco mas os seus filhos conheço perfeitamente, melhor até do k aquilo k o sr imaginava.
Quanto aos restantes sei o suficiente para dizer k nenhuma das colectividades onde esses três grandes columbofilos concursaram possam ser apelidadas de baluartes apenas por isso.
·Anonymous (not verified)
Calma Sr Cartaxo, não se sinta ofendido só pk não consegue justificar esse "titulo" que atribuio á Albino Fialho.
Não lhe quis dar nelhuma lição de cultura, só tentar perceber o pk de tal titulo a uma colectividade minha vizinha k eu desconhecia ter esse passado histórico na Columbofilia Nacional.
Sr Cartaxo, ninguem o obriga a aturar nada.
Um abraço,
·Anonymous (not verified)
:lol: É verdade, daí eu me ter informado junto das pessoas que melhor que eu conhecem a história do nosso distrito para tentar compreender esta sua frase:
Pk as justificações k deu não me fazem tirar o chapéu por motivo nenhum.....
Já agora, fala tanto em humildade, tenha a humildade de admitir k teve um momento de excesso de eufurismo assim k viu o nome da Albino Fialho.
Um abraço,
·Anonymous (not verified)
Já agora, para se fazer uma gestão justa não é preciso conhecer o passado hitórico de coisa nenhuma. O erro de muita gente é esse mesmo, só pk na Colectividade X existe o fulano Y fazemos o jeitinho, na colectividade Y existe o fulano X e fazemos tambem o jeitinho e na Colectividade W não existe lá nenhum fulano conhecido então esses k se lixem não???????
Caro amigo Roberto, permita o prazer de o considerar como amigo pois afinal é esse o principal motivo (amizade) por que estamos todos a dialogar neste fórum. Os inimigos ou desconhecidos raramente conversam ou trocam ideias.
Quanto á “burrice” essa frase é da minha autoria e aplicável apenas á minha pessoa.
O facto de discordar da minha opinião até pode vir a ser provado que a sua versão é a mais correcta daí não ser necessário apresentar qualquer desculpa.
Quanto á sua opinião, que respeito, vou apenas pedir a sua atenção para o facto de que cada um responde por si e ninguém pode prever qual será a reacção dos outros.
Não acredito que, caso os dois sistemas de competição venham a ser colocados ao dispor dos Columbófilos todos ou mesmo mais do que 20 – 30% optem pelo campeonato de longa distância, enquanto que apenas 5% irão optar por competir nas duas modalidades em simultâneo. Estes são factos comprovados a nível mundial salvo raras excepções como é o nosso caso, também baseado num (mini referendo) que efectuei no ano passado a 200 colegas, onde participaram 174 amadores (26 recusaram pronunciar – se) meus clientes ou conhecidos representantes de 22 colectividades membros de todos os distritos onde as perguntas colocadas foram as seguintes.
Concorda que o actual calendário (2006) venha a ser mantido no futuro, paralelamente com outro calendário (opcional) de fundo e grande fundo com todas as soltas efectuadas ao sábado?
Caso esse venha a ser o caminho a seguir no futuro, por qual dos dois campeonatos optaria?
Os resultados deste inquérito foram os seguintes. 83% Responderam que concordavam com os dois campeonatos. Entre estes 9.5% Responderam que concordavam mas que pretendiam algumas alterações ao campeonato de curta distancia pelo facto de estarem situados nos distritos de Santarém, e Portalegre onde não é possível obter a distância de 450 quilómetros para soltas em território nacional.
89.3% Responderam que optariam inicialmente pelos campeonatos até 450 quilómetros, mas entre estes 12% consideravam a possibilidade de no futuro virem a participar nas duas competições, enquanto que apenas 11% adoravam poder ter um campeonato de fundo e grande fundo com mais provas, evitando assim a sua participação nas provas de curta duração que utilizariam apenas, quando necessário como treinos de preparação das suas colónias.
Quanto á questão das soltas ao sábado 72% responderam afirmativamente, 14% preferem o Domingo, enquanto que os restantes responderam que lhes era indiferente.
Compreendo que só 174 colegas participaram neste inquérito, 26 optaram por não se pronunciar maioritariamente pelo facto de lhes ter sido exigido o número de licença desportiva e confirmação que eram amadores praticantes activos nessa data, enquanto que uma minoria alegou não querer participar visto que faziam parte ou ocupavam cargos associativos.
Porem estes dados, e o facto de permanentemente estar em contacto directo e pessoal com milhares de amadores em todo o país, permitem – me tirar conclusões.
Tomo a liberdade de alertar antecipadamente aqueles que já estão a pensar em confrontar os meus argumentos com o que se passou no Algarve. Eu, talvez melhor que muitos colegas algarvios estou informado com dados, documentos entre os quais estão cópias de correspondência mantida entre um funcionário da FPC e um membro da Associação columbófila de Faro, que poderá provar a “inquietação” que a decisão tomada pelo elenco directivo então liderado pelo Senhor Figueiras causou á FPC e seus aliados nomeadamente Aveiro e Porto.
Vou ficar por aqui mas antes quero esclarecer que o fracasso das especialidades no Algarve esteve relacionado com a falta de condições de transporte (que ainda hoje prevalecem neste distrito) que devido ao baixo limite de pombos a encestar então imposto aos seus associados levou, ou melhor forçou a maioria a optar por ir a todas, o que inevitavelmente condenou ao fracasso a melhor e mais justa iniciativa que os algarvios liderados pelo Sr. Figueiras e companhia tiveram em Portugal nos últimos 50 anos.
Quero aqui realçar que o Sr. Figueiras, ao contrário do actual presidente desta associação Sr. Rui Emídio, não é meu amigo, não o conheço pessoalmente, se passar por ele na rua talvez me passe despercebido porque apenas vi a suas fotos na imprensa no passado, não esquecendo que a única vez que tivemos contacto telefónico há mais de 10 anos a nossa conversa não foi nada agradável, mas esse incidente não me impede de reconhecer esse nobre projecto de sua autoria, mas que não convinha aos principais responsáveis pela ditadura que lamentavelmente ainda se mantêm.
Um abraço ao Roberto e para todos que fazem o favor de me aturar.
Inácio.
·Anonymous (not verified)
Sr Inácio claro k pode considerar como amigo...
Quando disse por minha Burrice não estava de forma alguma a insinuar nada sobre as suas palavras quando mais a trás meteu burro entre aspas...
Dou valor a esse seu estudo pois já varias vezes disse k deviam ser OUTRA entidade a fazê-lo.... Creio k se devia fazer um levantamento da real vontade de todos os columbofilos Portugueses e postriormente divulgada.
Como referiu 5% dos columbofilos do seu estudo se percebi bem mostraram vontade de participar nos 2 campeonatos, vou dar um exemplo,
Se em Santarem um columbofilo dos k participam nos dois campeonatos (mais de 500 km e menos de 500 km) ganha-se os dois campeonatos passaria a ser ele a referencia em Santarem. Ou um k ganha-se o campeonato de + 500km e fica-se em segundo no de - 500km aposto k ninguem dava valor á pessoa k ganha-se o campeonato de - de 500 km .Pk o outro tinha ficado em 2º mas batia-se nos dois campeonatos.
Depois há poucas colónias vocacionadas para apenas uma especialidade, em quase todas as colónias há pombos para as curtas e as longas distancias...
Mas era uma ideia... Tinha é k ser a todos os niveis, tinha k se mexer até com os campeonatos nacionais da F.P.C.
Tambem concordo com as provas aos sábados (o pessoal k pertence ao comércio discorda, compreendo). Concordo com a interajuda entre associações, tudo o k minimizar a despeza á associação e em simultanio ao columbofilo é sempre bem vindo.
Um abraço,
·Anonymous (not verified)
Boa tarde a todos
li atentamente a resposta do Srº Inacio baseado no meu texto de ontem.Refiro que não tenho nada contra os columbofilos que têm, e podem ter 200 ou 300 pombos prontos a entrar em competição , no entanto acho que em campeonato a desigualdade quer queiramos quer não se vai tornar evidente e vai desmotivar, senão vejamos:
Temos um campeonato com um nº de pombos inscritos de:
30 pombos velocidade
30 pombos meio-fundo
20 pombos a fundo
10 pombos a grande-fundo
Quem quer e pode têm ainda a hipotese de enviar os pombos que entender a treinos que vão no mesmo camião que os da prova .Portanto se enviar 30 pombos a contar mais 100 , 200 pombos a treinar fáz uma sellecção e joga na semana seguinte a selleção que foi feita na prova anterior pois têm os 300 pombos recenseados, logo as hipoteses de marcar bem e ganhar são muito maiores do que aqueles columbofilos que apenas podem ter 50 ou 100 pombos (acho que é a maioria) no total e não podem sequer enviar os restantes a treino.
Eu não quero dizer que apenas quem ganha é quem têm muitos pombos,mas que têm mais hipoteses e torna uma desigualdade ai isso torna.
È apenas nesta questão que me baseo pois sinto isso na minha colectividade e tb com outros amadores que falo de outras colectividades , no entanto torna-se um tema muito delicado por isso se torna saudavel podermos aqui ler as opiniões de cada um.
Obrigado a todos
Um abraço
A.Garção
·Anonymous (not verified)
Caro amigo e Sr. Avelar. Permita que faça um pequeno reparo, com o devido respeito e sem o querer ofender, defender ou ser partidário de A ou B.
Desculpe a minha ignorância – eu que provavelmente sou a pessoa que mais contacto tem com os columbófilos portugueses – também nunca no passado tinha ouvido uma única frase ou tive conhecimento da existência desse grande HOMEN que agora, graças as várias intervenções neste fórum reconheço e aceito ser merecedor de não cair no esquecimento. Porem a minha ignorância não é motivo para que me apelidem de …
Quem não conheçe ou não ouvio falar do que foi ou fez este grande senhor como o foi (Albino fialho) como columbófilo, columbicultor, dirigente e grande impulsionador do nosso desporto nem pode ser aplidado de columbófilo quando muito será um reles pombeiro, quanto mais um dirigente.
Peço que não entremos nesse campo, estamos aqui para trocar ideias, dialogar, aprender (como eu aprendi e fiquei a conhecer os feitos do GRANDE SENHOR ALBINO FIALHO) ao mesmo tempo repudio e não posso aceitar a sua afirmação onde me considera ser um reles pombeiro só pelo facto de ser ignorante.
Mais, peço que não entrem no campo pessoal – para isso podem recorrer a outro serviço também gratuito neste fórum conhecido como mensagens privadas.
Vamos por um ponto final nos ataques pessoais e trabalhar mais no sentido de melhorar o que possa estar menos bem na nossa columbofilia.
Julgo ser esta a vontade da esmagadora maioria de quem participa ou visita este espaço.
Uma boa noite e ate amanhã que espero venha a ser melhor que hoje.
Inácio.
·Anonymous (not verified)
Sr Avelar não merece kk tipo de resposta....
Primeiro pk não deve ler tudo, segundo pk não me conhece de lado algum para me apelidar de reles pombeiro.
Fazendo minhas as palavras de outro "muito respeito quando falar de certas "Letras" "
Se não sabe pk fica na mesma, vou fazer como "outro" não vou explicar, apenas lhe digo, muito respeitinho......
Passe bem.....
·Anonymous (not verified)
Sr. Avelar,
Sabe porque é que o Eusébio é uma pessoa importante no mundo do futebol, porque lhe fizeram uma estátua no estadio da Luz........
Sabe porque é que o Carlos Lopes é uma pessoa importante no mundo do atletismo, porque lhe puseram o seu nome num pavilhão....
E, assim vai o mundo.
·Anonymous (not verified)
Desisto.
Assunto encerrado. (para mim)
Como dizem os alentejanos.........Não valeeee a pena
Caro amigo Cartaxo. Continua a escrever em “chinês para português” ler.
Sem saber ao certo onde quer chegar, relembro que o Professor Branco e Gaspar Vilanova fizeram o melhor que sabiam e podiam pela nossa columbofilia pela qual estamos todos muito gratos e por várias vezes o reconheci, e reconheço publicamente.
Porem tem a outra face da moeda, é que até um “puto” de 10 anos compreende que as constantes “homenagens” a estes dois grandes SENHORES está a ser feita no local errado, por motivos opostos á mensagem que nos tem tentado fazer passar, com uma única intenção que é a de facturar, fundos que tem sido desviados para onde só o diabo sabe, para não falar no cúmulo da vergonha relacionada com adulteração de resultados no passado.
Será isto que o amigo considera de homenagem? No meu entender, porque investiguei, tenho provas, já o escrevi e continuo a escrever porque ninguém está na posição de me poder processar (o que eu adorava que acontecesse assim a mascara caía de uma vez por todas).
Outros nomes como o Sr. Fialho (que agora é do meu conhecimento) “Tonecas,” Arnaldo Domingos dos Santos, Bento de Almeida, José Maria da Silva, Álvaro Silva, Manuel Leal Teixeira, e muitos mais que já partiram, sem esquecer outros que felizmente ainda estão entre nós tais como Arlindo Coutinho, Maurício de Carvalho, Auricélio de Matos, Aníbal Guerreiro, Inocêncio Mendes, e que me perdoem muitos outros que não mencionei que também só pelo facto de não se “venderem ao regime” são ignorados e postos de lado.
Sabia que mesmo dentro da estrutura actual da FPC estão homens e mulheres que ao longo de muitos anos tudo deram e fizeram gratuitamente, mas que nunca foram reconhecidos pelos mesmos que os utilizam para a execução de tarefas que eles não querem ou sabem fazer?
A quem é que compete prestar homenagem e reconhecer os enormes contributos que estes ilustres senhores nos deram ou continuam a dar?
Serei eu que apenas publico uma publicação anual, financio e participo neste fórum?
Não será este um dever e obrigação da FPC onde alguns vivem e gozam bem a custa do nosso suor, e da comunicação social parte dela que á mais de cinco décadas vive graças ao suporte da nossa columbofilia?
Um abraço, de quem assume a responsabilidade de tudo o que atrás descreveu.
Inácio Resende de Oliveira
Rua da Ponte 1123
4505 – 444 Lobão
relativamente a qualidade dos columbofilos n tenho duvidas disso, mas tb tenho a certeza que se existisse uma alteração no tipo de calendario muitos columbofilos n iriam ocupar o lugar que ocupam neste nomento, não duvidando das capacipades de todos os participantes. existe columbofilos bons e pombos bons em todo o lado, como existem os "ruins" mas tb se dizem que somos columbofilos "mediocres" e que não temos qualidade nenhuma nos pombais, n vejo o mal de existir um calendario de soltas em leque.
Tem toda razão senhor Paulo não há pior coisa que cortar uma anilha oficial a um pombo, felizmente a mim não me aconteceu este ano, mas há por aí gente a fazê-lo. Mas tal como disse atrás venham de lá os concurso em leque e que ganhe o melhor !!!
Quer dizer que o Sr. Rui não é o primo do Manuel Pedro Carriço Noites de Évora :shock: , cuja familia é de Portel ??? A quem eu dei pombos para levar para um primo em Portel em 2002 e 2003, borrachos e reprodutores e uma vez inclusivamente fui leva-los pessoalmente .... Se você o diz tudo bem, talvez a pessoa em questão tenha abandonado a modalidade ou desaparecido de circulação, mas é curioso porque até o nome é igual !!! :lol: :lol: :lol: Não sabia que existissem tantas familias noites em Portel. :shock: :shock:
Sr Claudino tenha calma k em mensagem nenhuma o Rui ofendeu seja quem for. A não ser k não se estivesse a dirigir ao Rui Vilalva, pk não foi ele k veio com ironias.
Sr Cartaxo creio não haver aqui ninguem a baixar o nivel, como todos tem dito trata-se de um debate civilizado e educado onde há pessoas com opiniões diferentes.
Sr Claudino se o sr ou alguem se ofendeu com alguma verdade dita pelo Rui aí são outras questões.
Já agora, se não se importar facultava-me as tais classificações dos anos em k era em leque, tambem fiquei curioso.
Como disse o Sr Daniel Almeida e mt bem creio k o maior medo é isso mesmo, é estarmos a pagar para fazer experiencias, estar a pagar para provar a alguns teimosos k afinal não é como eles pensam.
Sr Paulo não me lembro de alguem aqui ter dito k eram columbofilos mediocres nem que não tinham nenhuma qualidade dentro dos pombais. Por vezes quando o k temos chega para ganhar onde concorremos não fazemos esforços para evoluir e acabamos por ser menos competitivos k outros k constantemente se tentam aprefeiçoar. Creio k é esse o problema das terras pequenas (como a minha).
Um abraço
Sr Claudino, realmente tem razão quando diz que estou desenquadrado, pois já devia ter percebido que este dialogo não era para mim... Não sei o que tem a minha actividade profissional e a minha função num outro espaço que nada tem a ver com o Fórum CIC, a ver com esta conversa??? Tal como não percebo bem se me está a ameaçar "Tenha cuidado"". Ao terminar a sua frase com os :twisted: Enfim você é que sabe o porquê de tais afirmações...mas se tiver algo pessoal para me dizer pode fazê-lo, mas agradeço que em privado, pois ninguém tem nada a ver com certas coisas que você fala na última mensagem e que têm tudo a ver menos com pombos!!! Como tal dou este assunto por encerrado da minha parte, pois quando é para falar de forma civilizada falo e há muito devia ter percebido que este dialogo tinha tudo menos civilizado, mas enfim por vezes falamos com quem não devemos... Desculpas aos columbófilos de Portel, pois pelos vistos eu é que estou errado, pois durante tantos anos os resultados do nosso distrito têm andado viciados e aqueles que nada têm ganho, têm sido constantemente prejudicados por calendários e horários de encestamentos.... Continuem com as vossas convicções e forma de estar na columbófilia, pois pelos vistos vocês estão no bom caminho e no dia que elas se realizarem certamente vocês serão CAMPEÕES!!!
Amigos Alentejanos, pela minha parte vou fazer o que sempre fiz, aceitar os calendários, enviar os meus pombinhos e tentar alcançar os melhores resultados possíveis, respeitando e dando mérito aos que ficam à minha frente... sempre acreditando que se não fiquei melhor foi porque alguns erros cometi, erros esses que tenTo corrigir para que na temporada seguinte as coisas corram de outra forma. Só assim posso evoluir. Quanto ao que os outros acham ou pensam dos resultados obtidos por A ou B, ou pelas zonas C ou D...cada um sabe de si eu tenho a minha opinião e as minhas convicções e é com elas que vivo o meu dia-a-dia.
Pela minha parte dou por encerrada a minha participação neste "debate", pois não tenho estudos para continuar.
Boa noite a todos .
Essa ultima frase vem de um dos grandes deste Distrito...
Eu pelo menos ouvi-a a ele.
Um abraço, tens mais k razão Rui.
sr vilalva desculpa estar a interferir na sua conversa com o sr rui noites mas o senhor a quem deu os pombos em 2002 foi a um rapaz que se chama Jorge noites e não rui noites. Actualmente a cerca de 3/4 anos que não concorre
um abraço
Pois é!! o sr vilalva anda muito confuso, a mim nunca me deu pombos, e nem nunca tive consigo pessoalmente nem conheço esse manuel noites, deve tar a confundir com o jorge noites.
Se assim é peço desculpa por essa parte senhor Noites.
Estou de acordo com a intervenção do Sr. Cartaxo, não se irritem porque não a pena.
Porque o assunto ficou num impasse, Evora mantem um camião á andar para trás e para frente e o pessoal (alguns)de Portel prende os pombos que apanham,
E agora?
Sr. nelson sobre o assunto de alguns columbófilos de Portel ficarem com pombos extraviados, penso que não seja só os de portel a prenderem os pombos. diga-me qual é a sociedade que tenha columbófilos que não prendam pombos extraviados, eu por exemplo perdi muitos pombos e niguem os comunica á federação e nem os solta. por isso não são só os de portel.
abraços
Calendários
Desculpem-me intrometer-me no vosso "bate-papo", mas queria avisar de que o R.D.N. Capítulo II- Organização da Campanha Desportiva- Artigo 6º, reza o seguinte:
ARTIGO 6º
Fico com dúvidas que se vá a tempo de alterar alguma coisa para a Campanha de 2008!!!
Poderei estar enganado.
Amigo Cartaxo,
para se fazer um estudo deste tipo não é necessário saber grande coisa sobre orografia, pombos etc...
Basta encontrar uma empresa especializada em estatística explicar o que quer e saber os custos. Depois tudo dependerá da vontade de acabar com discussões que nunca têm fim e apenas produzem o afastamento de mais pessoas. O estudo, caso existam dados suficientes, pode revelar os mais prejudicados e os que dificilmente poderão algum dia estar em "igualdade", mas depois cada um terá que viver com a sua realidade.
Existe a hipótese do custo ZERO, mas alguém fazer pedidos quando na columbofilia todos os anos se gastam milhares em latas etc... não faz sentido.
Belmiro
Agora entendo porque me telefonavam de Lisboa esta semana.....
Fui ver a página e realmente é incompreensível. Se serve de consolação não foi apenas Lisboa a ignorada, mas todas as que ainda têm em prova os seus melhores atletas.
Belmiro
Não verifiquei, mas acredito em si. Minha culpa.
um abraço,
Belmiro
Sr Cartaxo creio k o k o sr Miguel Batista quis dizer foi isso mesmo k numa semna manda-se pombos para Nordeste e na seguinte para Sudeste é tudo a leste só k uma a norte e outra a sul, não irá baralhar os pombos e aumentar as percas?
Como é k se voa o norte em leque? Noroeste - norte . nordeste ????? Isso não difere muito para quem está a sul.
Ou não estou a perceber ou não me faz mt sentido.
Quanto ao k disse o Sr Daniel creio k isso de se dar tempo por vezes tem vantagens, se o pombo entrar na linha da prova a formula não equaciona o desgaste do pombo nos ultimos metros o k é uma vantagem para quem já tem os pombos em casa e logo tem k dar tempo. Mas repito SE OS POMBOS ENTRAREM NA LINHA DA PROVA. o mal é mts vezes serem arrastados pelo vento.
SR Vasco Pode-se ir informar á vontade, já k diz "aqui a alvitrar prefiro ficar calado" é um pouco tarde não???? Depois de ter dito k o homem não concorreu nos mesmos moldes é k vai ver se é verdade???
Quanto á prova de Talarrubias não me lembro de ter falado em alguma prova em expecifico se está a falar de um link k colei para responder a um colega de Portel digo-lhe k escolhi uma prova qualquer, foi só para provar k aí em baixo estão ligeiramente mais longe e recebem ao mesmo tempo ou primeiro k nós.
Quanto ao nunca ter dito k queria favorecimento explique lá o que queria dizer quando diz k o calendário em leque umas vezes beneficia uns outra vez beneficia outros?
Quanto ao k andou a fazer em Outubro isso são desculpas muitos esfarrapadas desculpa lá, a A.C.D.E já existe há mts anos e nunca me lembro de si lá.
Quanto á ditadura, não lhe digo k estamos lá para fazer o k nos dá na telha, até pk o calendário foi feito depois de se ouvir muita gente, pessoas até k nunca tinham sido ouvidas como os motoristas por exemplo, mas uma coisa é certa, não estamos lá para fazer o k os outros querem, certamente k quando nos elegeram não foi para pagar a conta da água, da luz e do telefone mensalmente...é k alem dessas coisas a A.C.D.E "SÓ" tem que organizar uma campanha desportiva, se isso querem ser os senhores (de fora) a fazer parte do principio k nós é só para pagar as contas.... Háaaa é verdade e dar a cara.
Quanto á birra do carro k fazia a recolha, não era de se ter feito a queixa junto da A.C.D.É, esperar para ver na semana seguinte se essa queixa tinha resultado e só depois tomar medidas drásticas dessas?
Acho k era o mais correcto, fartam-se de falar de Évora (cidade) ser beneficiada mas foram vocês aí em baixo k acabaram com uma solução que tinha sido encontrada para vos beneficiar/igualar ás outras colectividades do distrito.
Quanto a Vendas Novas dei um exemplo de muitos casos que se passaram com antigas direcções. Isto não foi recente mas é muitas das coisas k acontecem. Quanto ao ter direito, claro k tem, mas pensava k estavamos a ter um dialogo em que ambos tentavamos defender coisas com lógica e para bem do distrito, mas já vi k o Sr defende tudo o k vá contra o k eu digo, tenha ou não lógica.
Digo-lhe mais, eu não tenho medo dos 30, aliás quem me conhece bem sabe que eu defendo os 30 PARA MIM, mas sei ver k uma colectividade que manda pouco mais de 100 pombos numa época não tem o direito "Moral" de propor k os columbofilos do distrito mandem 30 pombos a fundo.
Era o mesmo k a Azaruja por exemplo proposse k Igualada fize-se parte do calendário (ás pequenas de fundo muitas vezes não mandam pombo nenhum)
Agora Sr Cartaxo, Sr VAsco, uma questão aos dois, mais concretamente é k foram os anos de glória da Albino Fialho?
Estou a falar do passado grandeoso na Columbofilia Nacional que os senhores defenderam em tempos e que eu desconhecia, desculpem a pergunta mas sou novo na columbofilia e interesso-me pela passado do nosso Distrito.
Esqueci-me de uma coisa,
Sr Vasco as melhoras á sua esposa.
Sr Cartaxo essa sua resposta é k dá vontade de rir.
O Sr de Portel disse k tinha as classificações onde havia pessoal de Portel nos primeiros lugares da classificação qaundo houve provas para sul, eu não me lembrava das classificações distritais nem as tinha em meu poder, acreditei, creio k foi o Rui Vilalva que disse k as tinha k não havia lá ninguem de Portel nos primeiros lugares, pedi k me facultassem essas classificações e o resultado foi o silencio. Quando os Senhores fizeram referencias á grandiosidade da Albino Fialho, eu sempre disse k não tinha conhecimento e k não era do meu tempo, pk sou novo nisto, acreditei, agora só pk faço uma questão, já me acusa de falta de humildade, de fazer perguntas sem anexo, de procurar conflitos. E depois dá por encerrado o dialogo.
Nunca esperei isso, de verdade agora é k me lixou....
Lá terei k continuar "ingénuo" a acreditar k a Albino Fialho foi um Baloarte da Columbofilia Nacional.
Pronto, nesse caso tambem eu dou por encerrado o dialogo, peço desculpa pela massada.
Um abraço,
Bom Dia!!
Sr.Roberto o sr. quando diz "mas uma coisa é certa, não estamos lá para fazer o k os outros querem". Se não estão lá para fazerem o que os outros querem, então estão só para fazerem o que VOCES querem sem pedirem opinião a niguem, esses "outros" não foram os mesmos que os elegeram para os cargos que ocupam, tem o mesmo direito do que voces! eu penso que as direcções servem para representar as opiniões de todos os seus associados, penso eu!
abraços
Claro k tenho k dizer k está o assunto encerrado.
Já reparou na quantidade de coisas k já me foram ditas desde k respondi a um senhor de Portel k está perto das colectividades onde concorrem os columbofilos k lideram as classificações distritais e ele alega k é por culpa do calendário?
Não sou humilde, digo barbaridades, sou o Sr da Verdade, pelos vistos tambem me autopromovo aqui, conflituoso, etc....
Eu justifiquei pk é k o sr de Portel não tinha razões de queixa, expliquei dentro dos meus conhecimentos qual a solução que tinha sido criada para a recolha dos pombos na zona sul, mas dou-me ao trabalho de explicar as minhas opiniões.
Sr da verdade só pk dou a minha opinião??????'
Falta de humildade pk??? Pk não concordo com as opiniões dos outros??? Não posso dizer k sim quando não concordo.
Barbaridades???? Quais foram as barbaridades???
Conflituoso??? acho k isso justifica o pk de Pessoas como o Sr Franco e outros bons columbofilos não participarem nos foruns, basta ser de opinião contrária para se ser conflituoso.
Outra coisa, eu não enviei as culpa para cima dos dirigentes da Albino Fialho, se ler bem vai ver k eu sempre disse k a culpa foi da direcção de ambas as colectividades. E foi não me venham dizer k não foi....
Mais uma coisa, se quiser continuar com kk tipo de dialogo k seja, use argumentos em vez de estar constantemente a dizer-me k sou detentor da verdade em tons irónicos cada vez k não tem argumentos para me responder. Responda ás questões k eu fiz, não venha com lamechisses, seja directo.... diga k não quer responder ou kk coisa k o valha....
Para finalizar,
Não lhe vou dizer quem sou, vou-lhe dizer o k não sou,
Não sou graduado, mt menos tenho pós graduações, não concorro numa colectividade k é um baluarte da columbofilia Portuguesa, nunca tive o previlegio de estar na companhia do Sr Gaspar Vila Nova nem do Sr Prof. Dr R. Branco. aliás como modeste k sou se tivesse estado na companhia deles certamente k não o referia.
Campanha 2007
Sr. Almeida e caros Colegas. Era essa a minha ideia. Os nossos colegas alentejanos (talvez inconscientemente) abriram uma porta que de maneira alguma irá ser fechada. Isto é para continuar – só ainda não começou no meu e noutros distritos porque estou a aguardar -que estes acabem de se "arranhar" uns aos outros o que não devia estar a acontecer – espero que retomem e concluam o seu (muito útil) dialogo – para que outros possam dar seguimento.
Um abraço.
Inacio.
Sr Inacio, caros colega do forum, isto é um assunto dificil de julgar estando de fora, quando começarem a falar do distrito de Aveiro, Porto, Lisboa, etc... vai ser dificil nós "alentejanos" opinarmos pelo desconhecimento total da realidade desses distritos. Estando aqui e conhecendo minimamente a realidade do nosso distrito já há esta varidade de opiniões e todas elas ou a maioria discordando umas das outras, estando de fora então é quase impossivel de falar disto......
Quanto a mim k avancem os colegas dos outros distritos...
Por mim acabaram-se os "arranhões"...
Um abraço,
Re: Eu cá não o encerro...
Luís Fialho Rosado"Quando respondi, não estavam as últimas palavras do Sr. Roberto.
Quero só dizer sr. Roberto, e demais foristas que não vejo necessidade de se encerrar o diálogo. "Atão" não está ser construtivo??
Já agora sr Roberto, não quero voltar atrás com a palavra de outros (ou ter que as justificar), "baluarte da columbófilia" não é terminologia minha, mas eu reconheço a importância desta colectividade.
No entanto, tanto assunto que à volta disto anda, dava para fazer 2 ou 3 tópicos. E parece que quando um está gasto, ou deixa de interessar face aos factos, vai buscar-se outro. Assim não chegamos a concluir nada.
Eu estou um pouco cansado de ataques a colectividades, columbófilos, ou ter que discutir se o que digo é merecedor de razão.
Não podemos só... tentar chegar acordos acerca do que é melhor! independentemente daquilo que se fez, foi poss´vel fazer... ou até do venham paa cá fazer melhor!
Não podemos fazer constatações simples...
O Barcelona foi uma prova fácil... o tempo favoreceu ...não favorceu..foram abeberados não foram...teve vantagens ou não...
devia soltar-se mais tarde...
è ilógico fazer um calendário em leque ...porquê?
fazer concentrações...há condições?
concursos de meio fundo e velocidade encestados de vespera e abeberados? será melhor!
Cumprimentos
Obrigado pelas muito boas ideias Sr Rosado. Aqui está tambem muita matéria importante para vir a ser discutida.
Inacio.
Isso é um facto porque continuam a esgrimar opiniões pessoais que podem ser mais ou menos realistas. A intuição pode não ser a melhor arma para descobrir o caminho certo, mas diz-nos que algo parece que está mal.
Pelo que leio ainda ninguém realmente verificou as classificações de alto a baixo. Esse é o primeiro passo...... entretanto estão a perder tempo.
Mas também podem descobrir que a melhor solução não é económicamente viável, e nesse caso fazem o melhor possível.
Todos sabemos que tudo está por fazer ao nivel do desporto/hobby em si. O passado foi infraestruturas e manutenção.
Belmiro
Campanha 2007
Sr Inacio, caros colega do forum, isto é um assunto dificil de julgar estando de fora, quando começarem a falar do distrito de Aveiro, Porto, Lisboa, etc... vai ser dificil nós "alentejanos" opinarmos pelo desconhecimento total da realidade desses distritos. Estando aqui e conhecendo minimamente a realidade do nosso distrito já há esta varidade de opiniões e todas elas ou a maioria discordando umas das outras, estando de fora então é quase impossivel de falar disto......
Quanto a mim k avancem os colegas dos outros distritos...
Por mim acabaram-se os "arranhões"...
Um abraço,
Sr. Roberto. Era essa a minha ideia, cada distrito tem condiçôes e realidades diferentes. Julgo que esses problemas, que se alargam a todos os distritos devem ser analizados e discutidos por "pessoal da casa"
Um abraço.
Inacio.
Pronto o Sr diz k não era para mim a cena do "tu és quem?" quando estava a dialogar comigo. Ok, vamos esquecer isso e vamos mas é a ser práticos.
Diz para eu não dizer como foi feiro e como pode ser feito mas sim o k devia ter sido feito, isso não tem muita lógica, o Sr pergunta-me coisas do género: "pk é k foi assim?" claro k tenho k responder pk á k foi e não como é k havia de ter sido feito.
Quanto á sua falta de argumentação não me referia ao Paulo Franco, esse caso estou convicto k estava enganado, nada do outro mundo, tambem eu me engano, errar é humano. Quando digo k falha nas suas argumentações refiro-me a uma simples pergunta k fiz k foi em k anos é k a Albino Fialho se destacou na Columbofilia Nacional, e a essa resposta só me responderam com ironias, insultos e muitos rodeios. Respostas em concreto nada e não percebo pk.
Quanto á A.C.D.E. acredite k não estou agarrado a cargo nenhum, é coisa k não faço questão nenhuma é de ser director da A.C.D.E. convidaram-me e aceitei, quanto tiver k sair vou descansado e de conciencia tranquila.
Quanto ás suas perguntas:
Não concorde de maneira nenhuma k os pombos de uma colectividade vão por baixo de outras, a "ordem" k os motoristas tem é de carregar os pombos de cima para baixo e da frente para trás. O k aconteceu foi um erro da pessoa k estava a prestar um serviço á Associação, erro esse k não nos foi dada a hipotese de solucionar.
Concordo com as concentrações sim. Para mim a melhor forma seria Apanhar os pombos apenas nas terras k estivessem no caminho de saida dos carros em direcção ao local de solta. As terras em k seja dificil o carro entrar lá dentro teriam k levar os seus pombos á entrada da localidade tambem.
Montemor - (Montemor e Vendas Novas)
Arraiolos - (Arraiolos, Mora e Cabeção)
Vimieiro - (Vimieiro, Azaruja)
Estremoz - ( Estremoz Redondo e Vila Viçosa)
Évora - (Um local onde os 3 clubes possam ir levar os pombos, abrigados da chuva e do sol)
Ramal - (Portel Monte do Trigo Vendinha (creio eu))
Reguengos (Albino Fialho, São Pedro do Corval e Mourão)
Alandroal (Alandroal Redondo)
Vila Viçosa podia ir levar a Estremoz ou ao Alandroal
Cabeção e Mora ao Vimieiro ou a Arraiolos
Provas em leque. A actual linha é a k maior igualdade proporciona a todas localidades. Mas se tiver k ser não me nego...
Dois dias de cesto? Não obrigado, primeiro os pombos depois o bem dos columbofilos.
Já lhe disse a minha opinião sobre esses assuntos, agora diga-me a sua.
Mais umas perguntas;
Quantas Provas por especialidade? 6 / 7 / 8 ?
Por mim 6 (é mais barato e menos massador, o pessoal novo farta-se de tanta prova)
Limites nos recenseamentos? se sim qual acha k seria o limite por equipa?
Eu Acho k sim que devia haver limite por encestamento, 100/120 pombos por equipa criava mais igualdade.
Um abraço,
O Sr. Roberto Letras disse:
Quando digo k falha nas suas argumentações refiro-me a uma simples pergunta k fiz k foi em k anos é k a Albino Fialho se destacou na Columbofilia Nacional, e a essa resposta só me responderam com ironias, insultos e muitos rodeios. Respostas em concreto nada e não percebo pk.
Já há algum tempo tambem ouço falar em Albino Fialho, já procurei saber (possívelmente não no sitio certo) algo sobre este columbófilo e nada encontro. Também é verdade que não é a primeira vez que vejo o Sr. Roberto Letras levar na cabeça por não saber feitos deste columbófilo em especial do Sr. Cartaxo.
Venho pedir a quem sabe que explique os feito do Albino Fialho, para esclarecer os menos informados.
Estou certo que o Sr. Cartaxo irá explicar.
Só espero que esta minha intervenção não seja considerada uma provocação como tem acontecido com o Sr. Roberto Letras
:lol: :lol: Sr Vasco não me espanto nada concordar comigo, tinhamos k começar a chegar a um concenso.
Sr Vasco não creio k nessa altura k referiu o Sr Cartaxo já concorrece em Reguengos, não me parece k são motivos suficientes para considerar a Albino Fialho uma das Grandes do Pais... Nós no Vimieiro oficialmente tambem existimos desde 1951 e não passamos de uma normal colectividade do Pais....
Quanto ás soltas a norte isso ainda vai dar mt k falar seguramente. Mais tarde falo nisso.
Vou ficar a aguardar se se cria ou não os tópicos para falarmos melhor nesses diferentes pontos.
Já agor, acho k há aqui umas perguntas com caracter nacional e não distrital, creio k era uma ideia a F.P.C. (como tem a nossa morada ) mandar um inquérito a todos os columbofilos para ficar a saber qual a vontade dos columbofilos Portugueses.
Um abraço,
QUEM FOI ALBINO FIALHO
Segundo a resposta do Sr. Vasco (muito obrigado)
O Albino Fialho foi um grande columbófilo de Lisboa e não alentejano e tinha um grande pombal com caracteristicas palácio-castelo.
Segundo a resposta do Sr. Cartaxo (muito obrigado)
O Albino Fialho, foi um columbófilo como (indicou 3 nomes) milhares e milhares outros
Sr. Cartaxo, já algum tempo que escreve sobre Albino Fialho como uma referência na columbofilia, mas afinal que referencia é esta?
Convido o Sr. Cartaxo a ser mais explicito e transparente (tão ao seu gosto) sobre o que sabe do Albino Fialho.
Obrigado
Nelson
Sr. Cartaxo, fiquei supreso
Sim o 1938 é muito significativo, nota-se bem k foi das k iniciaram este desporto no nosso distrito, nós oficialmente existimos desde 1951 tambem mas há relatos anteriores a isso, e creio k houve "columbofilos" da nossa terra k antes concorriam na Rainha Santa Isabel em Estremoz, se não estou a fazer confusão. mas quase de certeza k a Rainha Santa Isabel é oficialmente anterior a 1951.
O Sr já não é o primeiro k faz referencias á Piedense, infelizmente não conheço pk pela discrição k o sr e outros me fazem de certeza k ia gostar de conviver com essas gentes.
Concordo quando diz k a muitos dos k ficam a trás por vezes reconhece-se que são superiores e mts dos k ficam á frente por vezes pouco tem de superiores, aqueles k este ano ficam no top no outro ano ficam no fundo da classificação nota-se perfeitamente k não sabem o k dão nem pk o dão tal como disse.
Por exemplo na minha terra dos 20 k somos actualmente HÁ 5 bons columbofilos.... dos restantes 15 há mais 2 ou 3 k se continuarem a evoluir como até agora e a vida deles lhes permitir tambem vão ser bons columbofilos. Os restantes preocupam-se mais se a minha electronica está 1cm a mais para dentro ou para fora, se um chip do colega está mal atribuido e tem um digito trocado e o pombo havia de ser desclassificado, ou pk o fulano tal chegou 5min atrasado e já não devia encestar..... Resumindo, aquelas coisas mesquinhas k nos fazem perder a vontade de ir á colectividade. Ahhh e a ultima "Vocês se podessem ganhar tudo, ganhavam tudo e os outros não ganhavam nada".... enfim uns madam para ganhar, outros mandam para os ver chegar e depois querem ganhar.
Um abraço,
É? Não tenho a certeza mas julgo ser anterior a nós (1951)
Vou investigar hoje depois lhe digo.
Um abraço,
:) A Net é uma grande vantagem....
http://www.santaisabel.columbofilia.net/
Mas estava enganado, são mesmo de 1951 como a Albino Fialho.
Eu estava enganado, peço desculpa, a Sociedade Columbofila Flor do Alentejo foi contituida oficialmente a 6 de Fevereiro de 1954.
Se não me engano isso faz parte das leis de base do Desporto..
Não quero dizer nenhuma barbaridade mas vou arriscar, creio eu k isso só pode ser alterado em Assembleia da Republica por proposta de algum partido governamental.
Não considero retrogado limitar o numero de pombos por recenseamento. Creio k é uma medida usada para nivelar, criar igualdade entre os participantes.
Não se está a separar quem tem muitos pombos de poucos, quem tem muitos podia continuar a ter muitos e a competir com quem tem poucos, só k com várias equipas.
Um abraço,
Limitar recenseamento
Boa tarde a todos
Sou columbofilo há apenas 4 anos , concorro numa colectividade que em 2003 tinha 19 columbofilos e neste momento têm apenas 13 columbofilos , onde no meu entender esta baixa deve-se essencialmente ás desigualdades que os columbofilos mais pequenos sentem com o calendario que passo a citar:
Estou a falar da colectividade de Arronches do distrito de Portalegre que têm um calendário desportivo com 7 provas de velocidade , 7 provas de meio-fundo , 7 provas de fundo ( sendo 2 delas com mais de 700 km) e mais 2 provas de grande -fundo.
Baseado neste calendario já pensaram quantos pombos são necessarios ter cada columbofilo para poder participar e poder discutir prémios??Torna-se muito mas muito dificil.
Qual é a motivação de qualquer jovem ou adulto que apenas possa ter uma pequena colonia e derivado ás enormes dificuldades do calendario não possa participar??Acho de facto que limitar os recenseamentos seria uma medida que poderia aproximar e motivar mais jovens a participar neste lindo desporto.
Um abraço a todos
A.Garção
Com esse calendário a limitação de recenseamentos só ia era mudar a mentalidade dos vossos dirigentes k rapidamente acabava com essa brutalidade de calendário.
Um abraço
Boa tarde
Quero pedir desculpa e referir que somos 14 columbofilos e não 13como mencionei
Exactamente srº Roberto vc têm toda a razão.
Sabe que aqui no distrito como em tantos outros há imensas pessoas que podem ter muitos pombos mas penso que ainda não se pensou nos que não os podem ter e estes sim que é a maioria e vão de facto ficando fartos com a situação, e ao se sentirem incapazes de poder fazer o campeonato total vão desistindo.
Um abraço
Olá e boa noite a todos. Aproveito para dar as boas vindas ao Sr. Garção, e outros que recentemente optaram por fazer parte da nossa família neste fórum.
Tenho seguido atentamente o vosso diálogo relacionado com este e outros tópicos, que (uns outros nem por isso) vão ao encontro de alguns dos meus pontos de vista, e encaixam dentro dos parâmetros da luta que venho a travar com os responsáveis pelo nosso desporto em Portugal.
Concordo com a opinião do Sr. Garção que os calendários tal como estão são a praga responsável pelo afastamento de milhares de amadores Jovens e não só do nosso desporto.
Discordo dos que defendem limites de recenseamento etc.
Se estes viessem a ser implantados não só pouco ou nada resolviam mas também seria a ultima gota no oceano e uma óptima oportunidade para os que defendem o fim do controlo do nosso desporto pela FPC que teima em nada fazer para reformar o actual sistema. Se isso vier a acontecer o sistema cai redondamente e a anarquia reinará embora temporariamente, como sempre acontece quando uma qualquer ditadura é derrubada.
Eu continuo a acreditar que a nossa columbofilia vai mudar mas prefiro o exemplo da politica espanhola cujos lideres foram suficientemente inteligentes para mudar de rumo sem que fosse necessário destruir as bases do passado, ao contrário dos nossos políticos que preferiram destruir tudo, enchendo os seus próprios bolsos, até que a fome nos forçou a recomeçar do zero. Único motivo porque continuamos atrasados económica e financeiramente em relação a Espanha e a muitos outros países europeus.
Nós a nossa geração somos os principais culpados da falta de condições de vida e dificuldades que a geração actual (juventude está a enfrentar) pelo facto de no pós 25 de Abril não termos sido suficientemente inteligentes para impedir que nos "comessem" da forma como fomos comidos. A nossa columbofilia esta precisamente no mesmo ponto de situação. Estamos a ser “comidos” porque queremos. Mas como este tópico não está relacionado com politica, vamos ao que realmente interessa.
Caros colegas, no meu entender a competição começa no acto do encestamento e acaba com a elaboração dos mapas com as classificações. Tudo o resto nada tem a ver com competir ou participação nos campeonatos. Ninguém tem o direito de mandar em casa dos outros.
Defendo que todos tem que estar em igualdade no acto do encestamento, ou seja quando chego á minha colectividade para participar numa certa prova, coloco na mesa o meu cabaz com a mesma quantidade de pombos que os meus colegas, sejam 10, 20, 30 ou qualquer outro numero aprovado por maioria em assembleia geral. Os que ficam em casa, muitos ou poucos não dizem respeito a ninguém, é um assunto privado com o qual ninguém deve nem tem o direito de interferir.
Outro ponto – o mais importante de todos é pararmos de uma vez por todas de andar com o carro á frente dos bois, e rectificar o problema começando pelas fundações e não pelo telhado como alguns sugerem.
O principal problema está, como o colega Garção diz e bem, no tipo de campeonatos que nos tem vindo a ser empurrados pela garganta abaixo, contra a vontade da esmagadora maioria.
Vou fazer aqui uma afirmação que espero seja compreendida e analisada ao pormenor antes que alguém decida pensar o que eu não pretendo dizer, mas os únicos
campeonatos nas últimas décadas onde houve justiça e igualdade foram os da época passada (2006) por força das circunstâncias que são do conhecimento geral.
Consultem os resultados que confirmam que foram vários os jovens que se bateram e conseguiram mesmo resultados surpreendentes contra os chamados crónicos campeões.
Podíamos e devíamos ter tirado proveito dessa oportunidade para por em prática as necessárias mudanças. Porem preferimos voltar ao passado e fazer um enorme favor ao CIC (que não alinha mas também tira proveitos, cortesia do sistema implantado e financiado por outros) os únicos que tiram proveitos desta miserável desgraça que custa a vida a milhões de pombos inocentes, desgraça essa que nos tem vindo a ser imposta pelo nosso dirigismo composto maioritariamente por agentes disfarçados ao serviço de certas organizações comerciais internacionais aqui radicadas ou representadas por terceiros.
Eu se “tivesse juízo” como me dizem directamente os atrás citados estava calado, deixava andar enquanto colhia frutos deliciosos, porem não tenho culpa de ter nascido burro, e sem juízo, talvez o principal motivo de não ter “estômago” para viver á custa da desgraça imposta através da força ao meu semelhante. Os menos informados ou os que duvidam devem investigar as ofertas e descontos aplicáveis a dirigentes associativos e federativos quando estes se abastecem em Espinho, Ta veiro, Porto Leiria etc.
A identidade destes no passado aqui divulgada é do conhecimento de todos os aproximadamente dez mil praticantes que ainda temos em Portugal e não será necessário repetir.
Não sou contra as provas de fundo ou grande fundo. Nunca insinuei que estas deveriam acabar, pelo contrário são as minhas preferidas, mas pergunto quantos tem condições para participar em todas essas provas? Talvez 20% dos amadores nacionais. Os restantes 80% que são a juventude e os menos informados continuam a ser "roubados" pois ano após ano ficam sem pombos, sem o dinheiro, sem motivação para não dizer que até a dignidade lhes é furtada.
Porque não acabar de uma vez por todas com esta lixeira chamada velocidade, meio – fundo, fundo e grande fundo?
Não seria mais justo e correcto organizar dois tipos de competição, onde um campeonato com 20 provas que podia ser denominado de provas até 500 quilómetros, e outro com encestamentos paralelos – digamos com 10 a 12 provas de 500 a 900 ou mais quilómetros onde os amantes do fundo com bases e condições sólidas pudessem participar?
No primeiro participavam os que por varias razões preferem as pequenas colónias, principiantes, ou os que tencionam preparar e construir equipes para competir futuramente no fundo e grande fundo. No segundo participa quem entender e tiver condições para o fazer enquanto que outros com recursos e colónias suficientes fortes podem optar por participar em ambas as competições.
Não será este o caminho a seguir para dignificar o nosso nome, e merecer o reconhecimento internacional que todos desejamos ter, que á muito nos é devido?
A desculpa de que não temos transportes suficientes etc, é uma mentira, basta que as associações de uma vez por todas compreendam que podem e devem partilhar, e colaborar entre si.
Esta é a minha opinião o que não significa que seja a única verdade ou que não respeite os colegas, com ideias, propostas ou ideais diferentes. Para mim vocês continuam a ser a melhor fonte de aprendizagem e merecedores de todo o meu respeito e consideração.
Discordar não significa odiar e jamais permitirei que a minha pessoa algum dia venha a ser considerada superior á do meu semelhante por mais humilde que este possa ser. Os que me conhecem podem confirmar que apenas pelo facto de ter nascido “burro” não consigo aprender a falar “entre dentes”.
Uma boa noite (madrugada) e um abraço para todos que tiveram paciência para ler as minhas muitas patetices.
Inácio.
Sr Inacio peço desculpa pela minha burrice mas não percebi mt bem pk é k é contra o limitar de recenseamentos.
Tem toda a razão quanto ao calendário, mas, creio k o problema maior com a solução que apresentou é k as pessoas depois continuavam a querer "ir a todas" . Tentavam as 20 até 500 e depois as outras 12 de mais de 500, isto pk só as grandes colónias k fizessem em simoltanio as duas coisas e com bons resultados passavam a ser reconhecidas em Portugal.
Não pondo de parte a sua ideia continuo a achar k o futuro passa por uma redução do numero de provas e não o contrário.
Um abraço,
Roberto
baluarte
do Al. bolwerk
s. m.,
bastião, fortaleza;
construção alta sustentada por muralhas;
lugar seguro, sustentáculo.
do Lat. sustentaculu
s. m.,
aquilo que sustenta ou sustém;
base;
suporte;
apoio;
amparo.
Agora já estamos a ir ao lugar....
Se percebi bem sr CArtaxo podemos resumir k a Sociedade Columbofila Albino Fialho é um dos "Baluartes" da Columbofilia NAcional por ser das primeiras colectividades do país no k toca á columbofilia claro......
Deixe-me k lhe diga k conheço bem a Familia Chitas Martins, o Dr Chitas Martins conheço mt pouco mas os seus filhos conheço perfeitamente, melhor até do k aquilo k o sr imaginava.
Quanto aos restantes sei o suficiente para dizer k nenhuma das colectividades onde esses três grandes columbofilos concursaram possam ser apelidadas de baluartes apenas por isso.
Calma Sr Cartaxo, não se sinta ofendido só pk não consegue justificar esse "titulo" que atribuio á Albino Fialho.
Não lhe quis dar nelhuma lição de cultura, só tentar perceber o pk de tal titulo a uma colectividade minha vizinha k eu desconhecia ter esse passado histórico na Columbofilia Nacional.
Sr Cartaxo, ninguem o obriga a aturar nada.
Um abraço,
:lol: É verdade, daí eu me ter informado junto das pessoas que melhor que eu conhecem a história do nosso distrito para tentar compreender esta sua frase:
Pk as justificações k deu não me fazem tirar o chapéu por motivo nenhum.....
Já agora, fala tanto em humildade, tenha a humildade de admitir k teve um momento de excesso de eufurismo assim k viu o nome da Albino Fialho.
Um abraço,
Já agora, para se fazer uma gestão justa não é preciso conhecer o passado hitórico de coisa nenhuma. O erro de muita gente é esse mesmo, só pk na Colectividade X existe o fulano Y fazemos o jeitinho, na colectividade Y existe o fulano X e fazemos tambem o jeitinho e na Colectividade W não existe lá nenhum fulano conhecido então esses k se lixem não???????
Igualdade nada tem a ver com história.
Campanha 2007
Caro amigo Roberto, permita o prazer de o considerar como amigo pois afinal é esse o principal motivo (amizade) por que estamos todos a dialogar neste fórum. Os inimigos ou desconhecidos raramente conversam ou trocam ideias.
Quanto á “burrice” essa frase é da minha autoria e aplicável apenas á minha pessoa.
O facto de discordar da minha opinião até pode vir a ser provado que a sua versão é a mais correcta daí não ser necessário apresentar qualquer desculpa.
Quanto á sua opinião, que respeito, vou apenas pedir a sua atenção para o facto de que cada um responde por si e ninguém pode prever qual será a reacção dos outros.
Não acredito que, caso os dois sistemas de competição venham a ser colocados ao dispor dos Columbófilos todos ou mesmo mais do que 20 – 30% optem pelo campeonato de longa distância, enquanto que apenas 5% irão optar por competir nas duas modalidades em simultâneo. Estes são factos comprovados a nível mundial salvo raras excepções como é o nosso caso, também baseado num (mini referendo) que efectuei no ano passado a 200 colegas, onde participaram 174 amadores (26 recusaram pronunciar – se) meus clientes ou conhecidos representantes de 22 colectividades membros de todos os distritos onde as perguntas colocadas foram as seguintes.
Concorda que o actual calendário (2006) venha a ser mantido no futuro, paralelamente com outro calendário (opcional) de fundo e grande fundo com todas as soltas efectuadas ao sábado?
Caso esse venha a ser o caminho a seguir no futuro, por qual dos dois campeonatos optaria?
Os resultados deste inquérito foram os seguintes. 83% Responderam que concordavam com os dois campeonatos. Entre estes 9.5% Responderam que concordavam mas que pretendiam algumas alterações ao campeonato de curta distancia pelo facto de estarem situados nos distritos de Santarém, e Portalegre onde não é possível obter a distância de 450 quilómetros para soltas em território nacional.
89.3% Responderam que optariam inicialmente pelos campeonatos até 450 quilómetros, mas entre estes 12% consideravam a possibilidade de no futuro virem a participar nas duas competições, enquanto que apenas 11% adoravam poder ter um campeonato de fundo e grande fundo com mais provas, evitando assim a sua participação nas provas de curta duração que utilizariam apenas, quando necessário como treinos de preparação das suas colónias.
Quanto á questão das soltas ao sábado 72% responderam afirmativamente, 14% preferem o Domingo, enquanto que os restantes responderam que lhes era indiferente.
Compreendo que só 174 colegas participaram neste inquérito, 26 optaram por não se pronunciar maioritariamente pelo facto de lhes ter sido exigido o número de licença desportiva e confirmação que eram amadores praticantes activos nessa data, enquanto que uma minoria alegou não querer participar visto que faziam parte ou ocupavam cargos associativos.
Porem estes dados, e o facto de permanentemente estar em contacto directo e pessoal com milhares de amadores em todo o país, permitem – me tirar conclusões.
Tomo a liberdade de alertar antecipadamente aqueles que já estão a pensar em confrontar os meus argumentos com o que se passou no Algarve. Eu, talvez melhor que muitos colegas algarvios estou informado com dados, documentos entre os quais estão cópias de correspondência mantida entre um funcionário da FPC e um membro da Associação columbófila de Faro, que poderá provar a “inquietação” que a decisão tomada pelo elenco directivo então liderado pelo Senhor Figueiras causou á FPC e seus aliados nomeadamente Aveiro e Porto.
Vou ficar por aqui mas antes quero esclarecer que o fracasso das especialidades no Algarve esteve relacionado com a falta de condições de transporte (que ainda hoje prevalecem neste distrito) que devido ao baixo limite de pombos a encestar então imposto aos seus associados levou, ou melhor forçou a maioria a optar por ir a todas, o que inevitavelmente condenou ao fracasso a melhor e mais justa iniciativa que os algarvios liderados pelo Sr. Figueiras e companhia tiveram em Portugal nos últimos 50 anos.
Quero aqui realçar que o Sr. Figueiras, ao contrário do actual presidente desta associação Sr. Rui Emídio, não é meu amigo, não o conheço pessoalmente, se passar por ele na rua talvez me passe despercebido porque apenas vi a suas fotos na imprensa no passado, não esquecendo que a única vez que tivemos contacto telefónico há mais de 10 anos a nossa conversa não foi nada agradável, mas esse incidente não me impede de reconhecer esse nobre projecto de sua autoria, mas que não convinha aos principais responsáveis pela ditadura que lamentavelmente ainda se mantêm.
Um abraço ao Roberto e para todos que fazem o favor de me aturar.
Inácio.
Sr Inácio claro k pode considerar como amigo...
Quando disse por minha Burrice não estava de forma alguma a insinuar nada sobre as suas palavras quando mais a trás meteu burro entre aspas...
Dou valor a esse seu estudo pois já varias vezes disse k deviam ser OUTRA entidade a fazê-lo.... Creio k se devia fazer um levantamento da real vontade de todos os columbofilos Portugueses e postriormente divulgada.
Como referiu 5% dos columbofilos do seu estudo se percebi bem mostraram vontade de participar nos 2 campeonatos, vou dar um exemplo,
Se em Santarem um columbofilo dos k participam nos dois campeonatos (mais de 500 km e menos de 500 km) ganha-se os dois campeonatos passaria a ser ele a referencia em Santarem. Ou um k ganha-se o campeonato de + 500km e fica-se em segundo no de - 500km aposto k ninguem dava valor á pessoa k ganha-se o campeonato de - de 500 km .Pk o outro tinha ficado em 2º mas batia-se nos dois campeonatos.
Depois há poucas colónias vocacionadas para apenas uma especialidade, em quase todas as colónias há pombos para as curtas e as longas distancias...
Mas era uma ideia... Tinha é k ser a todos os niveis, tinha k se mexer até com os campeonatos nacionais da F.P.C.
Tambem concordo com as provas aos sábados (o pessoal k pertence ao comércio discorda, compreendo). Concordo com a interajuda entre associações, tudo o k minimizar a despeza á associação e em simultanio ao columbofilo é sempre bem vindo.
Um abraço,
Boa tarde a todos
li atentamente a resposta do Srº Inacio baseado no meu texto de ontem.Refiro que não tenho nada contra os columbofilos que têm, e podem ter 200 ou 300 pombos prontos a entrar em competição , no entanto acho que em campeonato a desigualdade quer queiramos quer não se vai tornar evidente e vai desmotivar, senão vejamos:
Temos um campeonato com um nº de pombos inscritos de:
30 pombos velocidade
30 pombos meio-fundo
20 pombos a fundo
10 pombos a grande-fundo
Quem quer e pode têm ainda a hipotese de enviar os pombos que entender a treinos que vão no mesmo camião que os da prova .Portanto se enviar 30 pombos a contar mais 100 , 200 pombos a treinar fáz uma sellecção e joga na semana seguinte a selleção que foi feita na prova anterior pois têm os 300 pombos recenseados, logo as hipoteses de marcar bem e ganhar são muito maiores do que aqueles columbofilos que apenas podem ter 50 ou 100 pombos (acho que é a maioria) no total e não podem sequer enviar os restantes a treino.
Eu não quero dizer que apenas quem ganha é quem têm muitos pombos,mas que têm mais hipoteses e torna uma desigualdade ai isso torna.
È apenas nesta questão que me baseo pois sinto isso na minha colectividade e tb com outros amadores que falo de outras colectividades , no entanto torna-se um tema muito delicado por isso se torna saudavel podermos aqui ler as opiniões de cada um.
Obrigado a todos
Um abraço
A.Garção
Caro amigo e Sr. Avelar. Permita que faça um pequeno reparo, com o devido respeito e sem o querer ofender, defender ou ser partidário de A ou B.
Desculpe a minha ignorância – eu que provavelmente sou a pessoa que mais contacto tem com os columbófilos portugueses – também nunca no passado tinha ouvido uma única frase ou tive conhecimento da existência desse grande HOMEN que agora, graças as várias intervenções neste fórum reconheço e aceito ser merecedor de não cair no esquecimento. Porem a minha ignorância não é motivo para que me apelidem de …
Quem não conheçe ou não ouvio falar do que foi ou fez este grande senhor como o foi (Albino fialho) como columbófilo, columbicultor, dirigente e grande impulsionador do nosso desporto nem pode ser aplidado de columbófilo quando muito será um reles pombeiro, quanto mais um dirigente.
Peço que não entremos nesse campo, estamos aqui para trocar ideias, dialogar, aprender (como eu aprendi e fiquei a conhecer os feitos do GRANDE SENHOR ALBINO FIALHO) ao mesmo tempo repudio e não posso aceitar a sua afirmação onde me considera ser um reles pombeiro só pelo facto de ser ignorante.
Mais, peço que não entrem no campo pessoal – para isso podem recorrer a outro serviço também gratuito neste fórum conhecido como mensagens privadas.
Vamos por um ponto final nos ataques pessoais e trabalhar mais no sentido de melhorar o que possa estar menos bem na nossa columbofilia.
Julgo ser esta a vontade da esmagadora maioria de quem participa ou visita este espaço.
Uma boa noite e ate amanhã que espero venha a ser melhor que hoje.
Inácio.
Sr Avelar não merece kk tipo de resposta....
Primeiro pk não deve ler tudo, segundo pk não me conhece de lado algum para me apelidar de reles pombeiro.
Fazendo minhas as palavras de outro "muito respeito quando falar de certas "Letras" "
Se não sabe pk fica na mesma, vou fazer como "outro" não vou explicar, apenas lhe digo, muito respeitinho......
Passe bem.....
Sr. Avelar,
Sabe porque é que o Eusébio é uma pessoa importante no mundo do futebol, porque lhe fizeram uma estátua no estadio da Luz........
Sabe porque é que o Carlos Lopes é uma pessoa importante no mundo do atletismo, porque lhe puseram o seu nome num pavilhão....
E, assim vai o mundo.
Desisto.
Assunto encerrado. (para mim)
Como dizem os alentejanos.........Não valeeee a pena
Campanha 2007
Caro amigo Cartaxo. Continua a escrever em “chinês para português” ler.
Sem saber ao certo onde quer chegar, relembro que o Professor Branco e Gaspar Vilanova fizeram o melhor que sabiam e podiam pela nossa columbofilia pela qual estamos todos muito gratos e por várias vezes o reconheci, e reconheço publicamente.
Porem tem a outra face da moeda, é que até um “puto” de 10 anos compreende que as constantes “homenagens” a estes dois grandes SENHORES está a ser feita no local errado, por motivos opostos á mensagem que nos tem tentado fazer passar, com uma única intenção que é a de facturar, fundos que tem sido desviados para onde só o diabo sabe, para não falar no cúmulo da vergonha relacionada com adulteração de resultados no passado.
Será isto que o amigo considera de homenagem? No meu entender, porque investiguei, tenho provas, já o escrevi e continuo a escrever porque ninguém está na posição de me poder processar (o que eu adorava que acontecesse assim a mascara caía de uma vez por todas).
Outros nomes como o Sr. Fialho (que agora é do meu conhecimento) “Tonecas,” Arnaldo Domingos dos Santos, Bento de Almeida, José Maria da Silva, Álvaro Silva, Manuel Leal Teixeira, e muitos mais que já partiram, sem esquecer outros que felizmente ainda estão entre nós tais como Arlindo Coutinho, Maurício de Carvalho, Auricélio de Matos, Aníbal Guerreiro, Inocêncio Mendes, e que me perdoem muitos outros que não mencionei que também só pelo facto de não se “venderem ao regime” são ignorados e postos de lado.
Sabia que mesmo dentro da estrutura actual da FPC estão homens e mulheres que ao longo de muitos anos tudo deram e fizeram gratuitamente, mas que nunca foram reconhecidos pelos mesmos que os utilizam para a execução de tarefas que eles não querem ou sabem fazer?
A quem é que compete prestar homenagem e reconhecer os enormes contributos que estes ilustres senhores nos deram ou continuam a dar?
Serei eu que apenas publico uma publicação anual, financio e participo neste fórum?
Não será este um dever e obrigação da FPC onde alguns vivem e gozam bem a custa do nosso suor, e da comunicação social parte dela que á mais de cinco décadas vive graças ao suporte da nossa columbofilia?
Um abraço, de quem assume a responsabilidade de tudo o que atrás descreveu.
Inácio Resende de Oliveira
Rua da Ponte 1123
4505 – 444 Lobão
Pages