É com enorme prazer que vimos informar que o dito pombal já é uma realidade. Aguardamos luz verde da parte do novo proprietário que terá de retirar o existente para que este possa vir a ser montado no mesmo local.
Tivemos que inventar novas e várias ideias visto que o local onde irá ficar montado não é o mais apropriado para um pombal, mas quem não tem cão caça com gato. Está feito.
Conseguimos colocar 45 ninhos, suficiente para 90 pombos viúvos ou ao natural, a uma altura máxima de apenas + - um metro, para que o Mário possa facilmente manejar os pombos sentado na cadeira de rodas, com duas secções distintas, frente e trás, com ventilação lateral e frontal apropriada às altas temperaturas do Alentejo, rampa de acesso, espaçosa caixa-de-ar, á prova de roedores felinos, etc. Enfim fez – se o possível. Se os columbófilos de São Vicente de Ventosa ajudarem com a remoção das instalações atuais, o Mário terá o seu novo passa tempo até ao final-da -próxima-semana.
Mais uma vez obrigado a todos que colaboraram nesta iniciativa. Os que podiam e não ajudaram, não sabem nem imaginam o que perderam. Ser solidário para com aqueles a quem a vida por vezes prega partidas menos desejadas é algo que só quem colabora sabe, conhece, desfruta e sente. Sentimento esse que todo o dinheiro do mundo jamais conseguirá comprar.
Afinal o único que ficou a perder foste tu...!!!
Últimos retoques e montagem da porta principal de acesso ao pombal.
Vista do pombal com o patim de entrada dos pombos, rampa de acesso e corredor (hall) de entrada.
Alguns modulos de casaulos (colocados para a fotografia), aqui ficam duas carreiras uma á esquerda outra á direita. O Mário terá assim a possibilidade de lidar e ter acesso aos pombos nos casulos á sua esquerda e á direita. Mesmo as tarefas relacionadas com a limpesa dos casulos podem ser levadas a cabo quando sentado na cadeira.
Vista dos casulos á direita na secção da frente com a grelha que separa as duas divisórias (frente e trazeira) divisória essa que é amovivel caso pretenda transformar o pombal numa única divisão.
Vista da fiada de casulos á esquerda, posicionados para que os pombos possam entrar diretamente para o topo dos mesmos, local que poderá também ser utilizado para alimentar os pombos.
Vista de uma fiada (bloco) de modulos de casulos completa com 15 cada, o pombal terá tres destes blocos num total de 45 casulos (ninhos).
Inácio Oliveira
CIC Noticias, Lobão 11-10-2013