Esclarecimento sobre o parecer da F.P.C

 

Vários leitores têm colocado a questão sobre o motivo que levou a F.P.C a emitir o parecer publicado na notícia anterior.
Este é o projeto original, onde nem uma única vírgula foi acrescentada ou retirada, apresentado pelo C.I.C á Associação Columbófila do Distrito de Aveiro e á Federação Portuguesa de Columbofilia em 2008.
O dito parecer da F.P.C foi em resposta a este projeto.
Agora o leitor poderá compreender melhor o tipo de pessoas que nos governam a nível associativo e federativo.

-----------------------------------------------------------------------------------------------     

Associação Columbófila do Distrito de Aveiro
Rua da Gândara 712
São Roque
3720 – 701
São Roque OAZ
Lobão 28 de Maio de 2008

 
Exmo. Sr. Presidente e restantes membros da direcção a que preside.
 
Respeitosamente venho informar que uma das empresas do grupo CIC da qual sou director e único sócio gerente vai organizar e levar a efeito dois serviços de campeonatos que incorporam soltas de Pombo - correio a efectuar em território nacional durante a época desportiva de 2009 estando já assegurados todos os requisitos, instalações, equipamentos e transportes necessários para o efeito.
 
Com a finalidade de evitar possíveis confrontos ou mal entendidos com outras estruturas não profissionais existentes, nomeadamente a Associação a que o Senhor preside, única organização no distrito de Aveiro que tem vindo a prestar este tipo de serviços aos columbófilos desta área tenciono informar, dar a conhecer e pedir o vosso parecer caso entendam ser relevante sobre este novo projecto.
 
Como é do seu conhecimento os amadores deste distrito não tem ao seu dispor qualquer outra alternativa, nem uma única palavra a dizer sobre a elaboração desses campeonatos. Não são ouvidos nem achados, e são obrigados a pagar qualquer montante que lhes é imposto. Os campeonatos que tem vindo a apresentar não são aceites por uma grande parte dos amadores deste distrito. No que a nós diz respeito, ao concelho de Santa Maria da Feira, que é sem margem para dúvidas a capital mundial em termos de quantidade, e qualidade de praticantes por quilómetro quadrado, terão direito a decidir o melhor, ou no mínimo um caminho alternativo para salvaguardar a vida e integridade dos seus pombos e os interesses dos praticantes.
 
Como disse atrás de forma alguma pretendemos interferir com as estruturas existentes tendo sido tomadas todas as precauções a título de cordialidade para evitar que isso venha a acontecer, nomeadamente, nenhum participante será admitido ou permitida a sua participação nos nossos campeonatos sem que seja membro e sócio da FPC com quotas em dia, seja participante activo com pombos inscritos no mínimo numa colectividade da sua área de residência, ou tenha cadastro ou dívidas pendentes em qualquer colectividade.
O nosso principal objectivo prende – se com o facto de, Vossa Excelência certamente não irá discordar, da falta de alternativas no sistema actual que pouco ou nada tem vindo a fazer no sentido de divulgar o nosso desporto, criar condições para que a juventude e os idosos possam ser apoiados e integrados com outras condições mais favoráveis tanto a nível desportivo como financeiro.
Para o efeito foi decidido que jovens estudantes com idade até aos 21 anos e com dificuldades financeiras, podem participar com uma equipe de 15 pombos por concurso nos nossos campeonatos gratuitamente.
O mesmo se aplica aos reformados de recursos limitados com mais de 65 anos.

 
Parte desportiva: certamente também não discordará que com a estrutura organizativa dos campeonatos actuais presentemente em vigor os columbófilos são obrigados a possuir uma grande quantidade desnecessária de pombos nos seus pombais.
 
De acordo com estudos efectuados este é o motivo principal das desistências de muitos milhares de amadores nos últimos anos a nível nacional e da morte por exaustão e falta de preparação adequada de centenas de milhares de pombos anualmente no nosso país, porque são enviados para as provas de fundo devido á falta de alternativas, sem que sejam devidamente seleccionados e preparados.
Entendemos que as provas de longa distância devem fazer parte de um campeonato facultativo e aberto á participação de todos os que tem condições financeiras e colónias devidamente estruturadas.
 
Tencionamos contribuir para inverter essa tendência pondo em prática um campeonato sem provas de longa distância onde os amadores, os menos bem preparados, os principiantes e reformados possam participar e competir sem interrupções semanalmente numa campanha com um número de efectivos 70% inferior ao que actualmente são obrigados a possuir para poder competir nos campeonatos que a Associação apresenta.

Essa “obrigatoriedade” está a causar graves problemas também a nível de sanidade pública, o que tem levado a população (não columbófilos) a solicitar a intervenção das autoridades sanitárias e outras, criando assim atritos que podem ser evitados se os amadores tiverem menos quantidade e mais qualidade de pombos por pombal.
 

Os campeonatos que fazem parte do nosso calendário de soltas para 2009 tem 20 soltas agendadas, sendo 4 da cidade de Grândola ou Alcácer do Sal, 6 em Castro Verde, e 10 em Portimão. Estes locais de solta poderão vir a ser alterados caso a Direcção Geral de Veterinária venha a reconsiderar alguma dessas áreas como zona de risco relacionada com a gripe aviaria.
 
Todas as soltas estão previstas para serem efectuadas aos sábados e toda a colaboração da nossa parte será prestada a fim de se evitarem interferências com outras soltas regionais e nacionais.
 
Outro campeonato para borrachos de ano com oito soltas previstas será disputado logo após o final da campanha de 2009 com largadas previstas em Leiria, Santarém, Grândola e Castro Verde.

Como deve ter percebido, os serviços que vamos prestar são de carácter profissional e não associativo. Como deve compreender trata – se de uma empresa cuja actividade é o transporte e soltas de Pombo – correio. Empresa essa, que criou e vai aumentar mais postos de trabalho, e pagar impostos contributo indispensável para o bem-estar de toda a sociedade portuguesa, ao contrário das associações que são financiadas pelo Estado que somos todos nós. Aqui também o estado será beneficiado.

Permita que se digne aceitar o meu convite para participar nesta iniciativa, (caso seja residente no concelho) convite esse que se estende a todos os seus colegas de direcção residentes no concelho de Santa Maria da Feira.
 

Ao mesmo tempo, tendo em conta que este é o motivo principal deste ofício, agradeço que seja apresentado e dado a conhecer na vossa próxima reunião de direcção da A.C.D. de Aveiro a que preside, para apreciação e posterior parecer que espero venha a ser favorável e de mútua cooperação.
 
Ciente que compreenderá a natureza de urgência deste ofício, pretendo também dar a conhecer que, uma cópia do original será também enviada á Federação Portuguesa de Columbofilia e outros departamentos ligados ao Desporto Nacional.
 
Atenciosamente e com os meus melhores cumprimentos
 
Inácio Resende de Oliveira.
Centro Internacional de Criação de Pombos
Rua da ponte 1123
4505 – 444
Lobão
Contactos: 96 4130798
256 912177
Fax 256 917804