O que penso sobre o 8º treino (pombo Ás) do derby de Gondomar.

8º Treino (Pombo Ás) - 180 KM
Data:21-07-2012
Hora de Solta:07:20
Local da Solta: Abrantes
KMS:180
Estado do Tempo: Céu limpo, sem nuvens e com vento nulo
Data da última actualização dos resultados:22-07-2012 10:42
Os pombos foram soltos a 180 km de distância do Pombal Municipal de Gondomar e tiveram uma boa orientação.
 
Nota do autor: Abrantes por estrada fica a 256 km do Porto 
 
Alerta (que até poderá não ser novidade) para os responsáveis do Dérbi Internacional de Gondomar relacionado com o que vi, que deu origem que viesse a pensar e os motivos que me levam a escrever sobre os mesmos pensamentos. 
 
O que eu penso sobre o último treino oficial a contar para o Pombo Ás realizado por uma pessoa, senhor que não conheço, com quem tive o prazer de trocar algumas palavras no local que passo a descrever, e contra o qual nada me move. Não conheço nem sei o nome da pessoa em questão.
 
Algo parece não bater certo:
 
Na madrugada do dia 21-07-2012 saí de casa com destino ao Alentejo por volta das 04.30 horas da manhã desse mesmo dia, entrei na auto-estrada A 1 na Feira e segui no sentido sul. Na zona de Águeda aproximadamente, deparei com um transporte de pombos que obviamente me chamou á atenção. Nesta época do ano só podia tratar – se de uma carrinha a transportar os pombos de um qualquer dérbi, e por curiosidade decidi investigar. A carrinha em questão não tinha qualquer identificação ou publicidade na parte de trás da carroçaria ou contentor, viajava a uma velocidade muito vagarosa + - 60 km por hora, o que me levou a pensar durante mais de 10 minutos que percorri atrás da mesma, que podia ter algum problema mecânico ou então pretendia passar o tempo.
 
Fiz várias vezes sinal de luzes para alertar o condutor que poderia ajudar em caso de avaria, ultrapassei o veículo, cometi uma infracção porque parei mais á frente na berma e esperei que o carro se aproximasse. Este passou e continuou o seu percurso na mesma calma, muito devagar, e vi esse pequeno carro ser ultrapassado por vários camiões TIR.  
 
Achei esquisito, mas como tinha que trabalhar voltei a ultrapassar o veículo e segui viagem sem o conseguir identificar, pois era de noite, e como pude mais tarde confirmar este transporte tem o nome da colectividade escrito na parte da frente do contentor o que de noite é praticamente impossível de detectar.
 
Parei onde sempre paro quando viajo, no posto de abastecimento da Mealhada, onde por norma abasteço e tomo o pequeno-almoço.
 
Entrei na loja do dito posto às 05.29 horas da manhã paguei e esperei que a tosta mista fosse preparada.
 
Por volta das 05.50 horas parou a dita carrinha com os pombos, no mesmo posto mas não abasteceu. O seu condutor depois de estacionar, dirigiu – se á loja onde me encontrava, pediu qualquer coisa para comer ou beber, enquanto esperava dirigi – me a esse senhor, perguntei se era o condutor do veiculo dos pombos, respondeu afirmativamente, perguntei também se era a única pessoa encarregada do transporte dos pombos nesse dia e respondeu novamente que sim, que ia sozinho.
 
Entretanto a tosta ficou pronta, comi e segui viagem com destino a Nisa. Eram exactamente 06 horas da manhã quando reentrei na auto-estrada, o carro com os pombos e o senhor condutor permaneceram no dito posto de abastecimento. Segui viagem, num carro de alta cilindrada, (vou fazer uma confissão que me poderá custar mais uma multa) á velocidade de 149 km por hora, máximo que sempre programo no computador de bordo quando utilizo auto – estradas, e passei a primeira saída para Abrantes exactamente às 07. 10 Horas da manhã.
 
Resumindo:
 
Vivo em democracia o que me confere o direito de poder pensar. Assim sendo penso que o dito treino de Abrantes poderá não ter tido lugar nesse local.
 
A distancia mais rápida entre o posto de abastecimento BP da Mealhada e a primeira saída para Abrantes na A 23, passando por Torres Novas, é de 152 quilómetros, assumindo que o local habitual de solta em Abrantes ainda fica a uns 8 a 10 km da saída da auto - estrada, que a preparação para efectuar a solta leva sempre alguns minutos, eu penso que os pombos poderão não ter sido soltos ás 07.20 horas como está anunciado em Abrantes.
 
Segundo informação recebida o veículo em questão não atinge velocidade superior a 110 km por hora.
Mesmo que o dito veículo tivesse saído da estação de serviço da Mealhada um minuto depois de mim, ou seja às 06.01 horas, esse mesmo veiculo teria que percorrer o percurso a uma média de velocidade de 145 km por hora para poder estar no local de solta á hora anunciada.
 
Isto é o que eu penso, poderei também não saber fazer contas, mas tenho a certeza absoluta daquilo que penso, assim como o comprovativo em como estive no local á hora que descrevo. Ver em baixo.
 
Resumindo: como já disse tenho o direito de pensar, escrever sobre o que penso, mesmo que os meus pensamentos possam estar relacionados com burrices, mas continuo a pensar que, 1º, nunca os pombos de um dérbi internacional deviam ser transportados por uma única pessoa, 2º também penso que os pombos do dérbi de Gondomar para além da grande possibilidade de estarem contaminados com doenças graves, sempre presentes nestes locais, também poderão não ter tido a preparação adequada em termos de treino para a prova final.
É apenas o que eu penso!!!
 
O senhor leitor poderá tirar as ilações que entender, poderá ou não concordar com os meus pensamentos.
 
Os responsáveis pela organização do dito Derbi poderão, se assim o entenderem, vir a analisar este assunto pessoalmente com a minha pessoa. Estou ao vosso inteiro dispor, para uma qualquer reunião na condição de, que a data e hora seja marcada com alguma antecedência. 
 
Inácio oliveira

Noticias CIC, Lobão 31- 07-2012.