| Autor |
Mensagem |
|
JorgeAlmeida
|
Assunto da Mensagem: pombal e sua constituição (Duvidas) Enviado: Sexta Jul 02, 2010 12:41 pm |
|
Registado: Terça Jun 29, 2010 2:14 pm Mensagens: 3
|
|
Ola a todos! Apaixoei-me pela colombofilia e pelas caracteristicas do pombo-correio! Já a algum tempo que ando a ler a falar com este e com aquele, pois tou decidido a criar a minha colónia, mas antes de receber os pombos quero ter as melhores dicas para a casa destes. Agora a duvvida, ao construir um pombal, e para além de todos os criterios, será importante pensar numa divisão para reprodutores (machos e femeas juntos) outras 2 divisões para os voadores, 1 para machos e outra para femeas e ainda uma outra para desenvolver o desmame dos borracho?
|
|
 |
|
 |
|
Belmiro
|
Assunto da Mensagem: Re: pombal e sua constituição (DUVIDAS) Enviado: Domingo Jul 04, 2010 11:12 am |
|
Registado: Quinta Fev 09, 2006 9:11 am Mensagens: 307
|
|
a divisão dos reprodutores deve ser grande (incluíndo parque). Se for suficientemente grande pode receber os borrachos, e permitir a divisão de sexos fora da época de criação. No entanto para evitar multiplicação de trabalho, o meu conselho é que deve criar apenas após a temporada desportiva. Assim cria à medida das necessidades e os borrachos entram nos seus pombais definitivos sem problemas de transferências etc.
O desmame regra geral é mal realizado na columbofilia. São separados muito cedo. O melhor é continuarem com os pais enquanto estes os alimentarem. No final terá menos problemas com doenças, pois os borrachos terão um sistema imunitário em muito melhores condições, para além de que existem estudos que demonstram que a separação precoce tem consequências nos níveis de ansiedade etc. dos jovens.
Belmiro
|
|
 |
|
 |
|
JorgeAlmeida
|
Assunto da Mensagem: Re: pombal e sua constituição (DUVIDAS) Enviado: Segunda Jul 05, 2010 12:09 pm |
|
|
|
Entao na sua opinião devo cria um pombal amplo onde possa albergar a quantidade certa de pombos?
|
|
 |
|
 |
|
Inacio Oliveira
|
Assunto da Mensagem: Re: pombal e sua constituição (Duvidas) Enviado: Segunda Jul 05, 2010 1:27 pm |
|
Registado: Terça Mar 28, 2006 6:04 am Mensagens: 583 Localização: Lobão
|
|
Olá, tendo em conta que reside proximo das nossas instalações (CIC), talvez não seja má ideia visitar as nossas oficinas onde poderá ver pombais em construção e outros acabados. Assim poderá formar uma ideia de como construir as suas novas instalações.
Um abraço,
Inacio.
|
|
 |
|
 |
|
Belmiro
|
Assunto da Mensagem: Re: pombal e sua constituição (Duvidas) Enviado: Segunda Jul 05, 2010 3:51 pm |
|
Registado: Quinta Fev 09, 2006 9:11 am Mensagens: 307
|
|
sim, pois a saúde e durabilidade dos reprodutores dependem das condições em que vivem. A parte coberta pode ser pequena, mas deveriam ter sempre um parque que lhes permita voar uns metros, apanhar sol e chuva quando querem. No entanto o ideal é que se separem com mais umas 2 semanas do que normalmente se apregoa, e que sejam metidos no seu pombal definitivo sempre junto com alguns adultos.
A proposta do Sr Inácio parece-me muito boa. Nada como ver alguns pombais em construção para tirar ideias para os nossos.
Em relação ao borrachos que irá criar: não acha estranho que se percam tantos borrachos todos os anos quer por doença quer nos primeiros treinos?. Os motivos são simples: criam-se demasiados, separam-se muito cedo, vivem separados de adultos nos primeiros meses etc. Para cada um destes tópicos existe uma justificação científica. Acredite que aquela justificação de que separando cedo os borrrachos ficam mais espertos não cobre minimamente as consequências negativas. Há que perguntar sempre quantos criam e quantos aproveitam..., independentemente do que ganham...
Belmiro
|
|
 |
|
 |
|
JorgeAlmeida
|
Assunto da Mensagem: Re: pombal e sua constituição (Duvidas) Enviado: Segunda Jul 05, 2010 7:20 pm |
|
|
Muito obrigado! E acho que vou aceitar a proposta do Sr. Inácio, pois quero mesmo criar as melhores condições para os pombos, sem pombos não ha colombofilia. Mas relativamente ao assunto ainda estoy um pouco confuso com alguns pontos 
|
|
 |
|
 |
|